17 outubro

Programa

Escalão Minis

A actividade “Triângulos Coloridos” procurou introduzir o critério de classificação dos triângulos quanto aos lados, assim como o conceito de pavimentação regular a propósito da pavimentação com triângulos equiláteros congruentes. Adicionalmente, foi proposto aos alunos do 2º ano, a realização de uma pavimentação tipo Escher resultante da transformação do triângulo equilátero num polígono irregular com a mesma área.

Escalão Infantis

Na primeira sessão deste ano lectivo, implementou-se, no escalão Infantis, uma das actividades do projecto MiMa: Triângulos Coloridos. Os associados aprenderam a construir um triângulo equilátero a partir de uma folha A4 (ou equivalente). Exploraram a obtenção de outras figuras geométricas regulares a partir da junção de vários triângulos equiláteros. Numa fase posterior, tendo por base triângulos equiláteros, os associados aprenderam a fazer “Planificações à Escher” com base numa das técnicas propostas na actividade MiMa. Cada associado construiu uma planificação à Escher a partir da junção de 6 triângulos equiláteros adequadamente recortados.

Escalão Iniciados

No ano letivo 2015/2016 os associados Iniciados, devido à heterogeneidade dos grupos, foram separados por ano letivo, tendo atividades diferentes consoante os seus conhecimentos de matemática.

5ºano- exploraram a pavimentação com vários tipos de polígonos que lhes foram dados: regulares, triângulos escalenos e isósceles, retângulos, pentágonos com dois lados paralelos. Construíram triângulos equiláteros e utilizaram-nos para, seguindo uma de 3 regras que lhes foram dadas, construir pavimentações ao estilo Escher. Jogaram o “jogo dos triângulos”.

6º ano- construíram polígonos regulares com compasso, esquadro e transferidor e verificaram que o método de construção não lhes permitia construir todos os polígonos regulares. Induziram a fórmula para o cálculo dos ângulos internos de um polígono regular. Verificaram quais os polígonos regulares que pavimentam e que outro tipo de polígonos pavimenta, como o losango, o retângulo e qualquer tipo de triângulo. Terminaram com a construção de triângulos equiláteros e a sua utilização para construir pavimentações ao estilo Escher, por aplicação de uma de 3 regras dadas.

Escalão Juvenis

No escalão dos Juvenis, a partir da amplitude dos ângulos internos de alguns polígonos regulares conhecidos, foi deduzida a fórmula para a soma das amplitudes dos ângulos internos de um polígono regular (e também de um não regular) com n lados. Foram introduzidas as noções de pavimentação monoédrica, regular, semiregular (arquimediana), demiregular, periódica e aperiódica, assim como os conceitos de vértice e aresta da pavimentação. Tendo por base os polígonos regulares, os associados descobriram com que polígonos conseguiam construir uma pavimentação (regular), e que tipo de polígonos regulares podem dar origem a uma pavimentação. Descobriram e classificaram as 8 pavimentações semiregulares possíveis para concluir quando é que uma combinação de polígonos regulares dá origem a uma pavimentação semiregular.

Escalão Juniores

No escalão dos Juniores foram exploradas Pavimentações Monoédricas Regulares, classificação de vértices, Pavimentações Arquimedianas ou Semi-Regulares, Pavimentações Demi-Regulares e outros tipos de pavimentações (pavimentações pentagonais e pavimentações não periódicas).

Visita do Núcleo de Jogos de Estratégia

Na segunda parte da sessão, o Núcleo de Jogos de Estratégia organizou uma mostra de jogos, dirigidos a jogadores de idades variadas.