21 novembro

Programa

Escalão Minis

Na sessão “Labirintos Lógicos”, partindo do mito de Teseu e o Minotauro, os associados foram desafiados a resolver labirintos, jogos lógicos e por fim labirintos lógicos. Dada a diferença de competências entre os dois grupos etários, foram criados materiais diferenciados para cada um dos grupos. A sessão culminou com a criação de labirintos pelos alunos de 1º ano e a criação de labirintos lógicos pelos alunos do 2º ano.

Escalão Infantis

Na sessão “Labirintos Lógicos”, actividade baseada numa das propostas do projecto MiMa, começou por apresentar-se a actividade, utilizando alguns labirintos lógicos construídos por alunos participantes do projecto MiMa, com diferentes níveis de dificuldade. A resolução do labirinto lógico implica descobrir “a regra” por detrás do labirinto, de forma a conseguir chegar à saída de forma correcta. Numa fase posterior, cada associado construiu dois labirintos lógicos distintos, que partilhou com os restantes associados para que estes os tentassem resolver.

Escalão Iniciados

Nesta sessão, os associados Iniciados, tiveram contacto com os Labirintos lógicos – quadros de preenchimento numérico ou figural onde está indicado o início e o fim de um percurso (que prossegue pelas casas do quadro, horizontal ou verticalmente) de cariz lógico. Construíram labirintos lógicos. A sessão terminou com um campeonato de resolução de labirintos lógicos de vários tipos: utilização de uma regra para descobrir um percurso, descoberta da regra e do percurso. Os labirintos lógicos propostos no campeonato eram diferentes para o 5º e o 6º anos.

Escalão Juvenis

Nesta sessão os associados Juvenis continuaram a exploração das pavimentações, agora com polígonos não regulares. Manipulando triângulos isósceles e escalenos, retângulos, paralelogramos, losangos, pentágonos e hexágonos não regulares, descobriram com quais era possível pavimentar o plano. Seguidamente, usando os polígonos que pavimentam como figura base, os associados construíram “ladrilhos” mais elaborados que ainda pavimentam. Na parte final da sessão os associados construíram pavimentações à Escher baseadas num triângulo equilátero e num quadrado.

Escalão Juniores

Durante a sessão os participantes deste escalão criaram vários labirintos lógicos dirigidos a alunos mais novos e, no final da sessão, testaram-nos com os associados dos correspondentes escalões (Minis, Infantis e Iniciados).

Visita do Núcleo de Jogos de Estratégia

Na segunda parte da sessão, o Núcleo de Jogos de Estratégia organizou uma mostra de jogos, dirigidos a jogadores de idades variadas. Inicialmente estava programada uma atividade com o Núcleo de Tiro com Arco, mas, lamentavelmente, por motivos de segurança, o mau tempo levou ao cancelamento da mesma.