Prof. Doutor Miguel Viveiros

"Resistências em Tuberculose: o paradigma do mau-uso dos antibióticos"

O Prof. Doutor Miguel Viveiros é actualmente Professor Catedrático em Microbiologia Médica na Unidade de Microbiologia Médica do IHMT/UNL.

Formado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Mestre em Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa.

Em 1995 ingressou num doutoramento em Biologia na área de Genética Microbiana, onde estudou mecanismos moleculares associados à patogenicidade de Mycobacterium vaccae. Completou a sua tese em 2001.

Ao longo da sua carreira tem-se dedicado a investigação na área do diagnóstico precoce da tuberculose ativa ou latente, bem como no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para tratar MDR-TB (multi-drug-resistant tuberculosis) e outras infeções bacterianas resistentes aos medicamentos. Com mais de 100 artigos publicados e uma centena de comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, foi galardoado com:

  • Prémio de mérito em Investigação em doenças infecciosas pela implementação do Programa “TB-FAST-TRACK” de Combate à Tuberculose Multiresistente na Grande Lisboa;
  • Prémio de mérito no Congresso Nacional de Microbiologia e Biotecnologia;
  • Prémio de Mérito Científico Santander Totta da Universidade Nova de Lisboa (juntamente com o Prof. Doutor Pedro Baptista (FCT/UNL) e Isabel Couto (IHMT/UNL)) pelo projecto: “Nano TB Nanodiagnostics for XDRT at a point-of-need

Entrevista do Doutor Miguel Viveiros no Bom Dia Portugal da RTP 1: