Doutora Paulina Mata

Gastronomia no Século XXI - a importância do conhecimento científico

Paulina Mata licenciou-se em 1978 em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico(IST), e efectuou o Mestrado em Química Orgânica Tecnológica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), em 1984. Procedeu então para o Doutoramento em Química Orgânica (1989), também pela FCT/UNL.

Actualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Química da FCT/UNL. Os seus interesses científicos são nas áreas da Química Orgânica, e em particular Estereoquímica, Educação em Química e Gastronomia Molecular.

Colaborou no desenvolvimento do programa LHASA, um sistema de IA que emula as aproximações do químico orgânico à resolução de problemas de síntese; e do programa SPROUT, um sistema que auxilia a resolução de problemas envolvendo re-conhecimento molecular.

Interessa-se pela divulgação da ciência para o público em geral, área em que tem colaborado com a Ciência Viva. Pertence à equipa que desde 2001 dinamiza “A Cozinha é um Laboratório”. Escreveu durante 5 anos regularmente na imprensa sobre temas relacionados com cozinha e ciência e é autora de dois livros de divulgação científica usando temas relacionados com cozinha e alimentos. Participou em vários programas de TV, nomeadamente AB Ciência.

Pertenceu à equipa que coordenou as actividades do projecto C3 (C ao Cubo), e foi sócia da Cooking.Lab, fundada em 2007, empresa de I&D sediada na INOVISA.