Workshop: Biossensores em papel. Bactérias eletricamente ativas. Novas formas sustentáveis de produção de energia.

Professor Responsável: Prof Elvira Fortunato; Prof. Carlos Salgueiro

Local: Anfiteatro Leopoldo Guimarães; Edifício CINEMAT; FCT-UNL

Data: 1 de Fevereiro de 2016

Sessão: 10h00 

Vagas: 10

Resumo:

Seminário com a Professora Elvira Fortunato, Professora Catedrática e Directora do CENIMAT/I3N, acerca da sua investigação na área de desenvolvimento de biossensores em papel, que que através de nanopartículas de trióxido de tungsténio permitem detectar a presença de  bactérias que podem ser usada na produção de energia. 

Visita ao laboratório do Professor Carlos Salgueiro, da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas/UCIBIO, que faz investigação na área de desenvolvimento de aplicações biotecnológicas sustentáveis utilizando bactérias electricamente ativas.

No seu laboratório são estudados os mecanismos de transferência de electrões para compostos extracelulares, que confere a estas bactérias a capacidade de produzirem energia e as consequentes aplicações nos domínios da biorremediação e na produção de bioenergia.

Para mais informações sobre a investigação realizada pela Professora Elvira Fortunato e pelo professor Carlos Salgueiro:

http://www.cenimat.fct.unl.pt/news/2015/04/sensor-de-papel-que-detecta-bacteria-electrica-electrochemically-active-bacteria-using-tungsten-trio