Workshop: Análise de complexos proteína-DNA por EMSA

Responsáveis: Professora Alice Pereira & Daniela Penas

Data: 7 de Fevereiro // Hora: 13h30 // Duração: 5h

Local: Lab 425 (Departamento de Química)

Limite de 12 inscrições // Requisito: Trazer computador pessoal

As interacções proteína-DNA desempenham papéis vitais em qualquer célula viva, controlando processos celulares essenciais, tais como a replicação, transcrição, recombinação, reparação do DNA, protecção do DNA, entre outros. A ligação ao DNA pode ser específica, ou não-específica.

Recentemente, tem sido formulada a hipótese de que muitas doenças neurológicas, como doenças de Alzheimer, Huntington, Parkinson, resultam de interacções anómalas proteína-DNA que consequentemente podem alterar os padrões de expressão génica.

Os complexos proteína-DNA podem ser estudados por múltiplas técnicas bioquímicas e biofísicas, entre as quais se destaca o EMSA (Electrophoretic Mobility Shift Assay) que consiste na análise comparativa das mobilidades electroforéticas do complexo e dos componentes isolados. O ensaio permite detectar e quantificar interacções proteína-DNA/RNA em condições específicas, bem como determinar as constantes de afinidade, cinéticas ou a estequiometria da ligação.

Neste wokshop pretende-se caracterizar um complexo proteína-DNA por EMSA; o gel resultante será analisado usando o software ImageJ.