Hora de início: 15h00
15h00 - 16h30 - Sala a designar
16h45 - 17h30 - Visita e demonstração no laboratório
Sala 2.1 - Edifício Departamental (DQ) e laboratório no DCV
Sinopse:
O cancro é tradicionalmente tratado com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Contudo, nos últimos anos têm-se desenvolvido as imunoterapias que induzem e conduzem o sistema imunológico para que este reconheça e mate as células tumorais. As células do sistema imunológico circulam o corpo como vigilantes. Têm a capacidade de reconhecer especificamente antigénios tumorais e coordenar um ataque que poupa os tecidos saudáveis. Por outro lado, têm capacidade de induzir memória imunológica, permitindo proteção a longo prazo.
A imunoterapia anti-cancro é o tratamento que tem por base os mecanismos imunológicos e permite aumentar ou induzir uma resposta imunológica contra células malignas. Estes tratamentos possuem grande potencial no tratamento de qualquer tipo de cancro com pouco ou nenhum efeito colateral, e impacto a longo prazo. Contudo ainda temos um caminho longo a percorrer para que a imunoterapia seja uma realidade para todos os doentes. A interação entre o cancro e o sistema imunológico é extremamente complexa. É necessário ainda um maior conhecimento dos mecanismos imunológicos anti-cancro e análise dos resultados dos vários ensaios clínicos a decorrer.
Junte-se a nós e vem perceber mais obre esta temática tão recente e discutir imunoterapia e o futuro da investigação e terapia contra o cancro!
Resumo do workshop
15h00 - 15h45 – Palestra “Imunoterapia: novas perspetivas e desafios para o tratamento anti cancro”
15h45 - 16h30 – Debate “Imunoterapia: que revolução?”
16h30 - 16h45 – Intervalo
16h45 - 17h30 – Visita aos laboratórios