Profissão: Matemático !

Nesta sessão (destinada a Participantes na Escola de Verão, Professores e Encarregados de Educação) antigos alunos de Matemática irão expor o impacto que uma Licenciatura em Matemática teve nas suas carreiras. Pretende-se assim que os alunos participantes tomem conhecimento da diversidade de saídas profissionais que uma Licenciatura em Matemática lhes pode oferecer.

Neste ano iremos contar com as participações de:


Dra. Carla Sá Pereira

A Carla Sá Pereira é licenciada em Matemática aplicada às Ciências Atuariais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa (FCT NOVA) e tem um Mestrado em Ciências Atuariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Fez outras formações como o Programa de Desenvolvimento em Liderança, na Universidade Católica Portuguesa, e o Programa Avançado em Mercados Financeiros, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Desde Outubro de 2013 que é a Head of Actuarial Services da EY em Portugal sendo Senior Manager da área de consultoria dos Serviços Financeiros da EY Portugal. É responsável pelos projetos de consultoria atuarial e é Atuária Responsável de diversas Seguradoras nacionais.

Antes de entrar na EY, trabalhou 16 anos no Instituto de Seguros de Portugal (atualmente Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), os últimos dos quais na Direção de Supervisão. Durante este período esteve 4 meses em secondment no Financial Services Authority, em Londres, onde integrou as equipas de atuários de Vida do regulador dos serviços financeiros Inglês.

Em simultâneo com o seu último ano de licenciatura e com o início de carreira no Instituto de Seguros de Portugal, lecionou Análise Matemática cerca de 3 anos na FCT NOVA na Licenciatura de Matemática e nas Licenciaturas de Engenharia.


Prof. Doutor Pedro Corte Real

Pedro Corte Real é um estatístico e actuário que trabalha em Seguros e Bancas desde 1992. Com um Doutoramento em Estatística, a atividade profissional é dividida entre a academia e a consultoria. É professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA) e Information Management School (IMS NOVA), onde ensina Teoria das Probabilidade, Estatística e Ciências Atuariais. Como professor actua como supervisor de mestrados e doutoramentos, em cursos de formação profissional contínua no Instituto Português de Actuários e Associação Portuguesa de Seguradores. Como consultor trabalha mais intensamente nas áreas do risco que envolvem os ramos Vida, Não-Vida, Fundos de Pensões e Saúde para companhias de seguros tanto em Portugal como no exterior.

De 2004 a 2007 ocupou o cargo de Director do Departamento de Metodologia no Instituto Nacional de Estatística, envolvendo as direcções do Serviços de Métodos Estatísticos, Sistemas e Metainformação, Ficheiros de Unidades Estatísticas e Geoinformação.

De 2012 a 2014 como Presidente do Instituto de Informática - IP, um instituto público que administra todas as plataformas de comunicação e TI que suportam o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.


Dra. Elsa Bernardo Costa

-