Seminários

Seminário 1

Título: Matemática e Biologia da Conservação: mundos à parte?

Orador: Jorge Orestes Cerdeira

(Departamento de Matemática, FCT NOVA, UNL)

Resumo: A Biologia da Conservação é uma área multidisciplinar recente que tem por objetivo produzir conhecimentos e estabelecer procedimentos que possam contribuir para a persistência da diversidade biológica. A definição de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade é um tópico importante em Biologia da Conservação. Vamos ver que a Matemática está intimamente ligada ao estudo deste tópico.


Seminário 2

Título: A Estatística na Sociedade

Oradora: Isabel Natário

(Departamento de Matemática, FCT NOVA, UNL)

Resumo: A estatística é uma ciência que se norteia por dois grandes objetivos: a descrição, sistematização e resumo de dados, por um lado, e generalização para um todo do que se observa numa sua parte, por outro. A evolução dos tempos tratou de dar protagonismo à estatística, já que vivendo numa era de informação, o tratamento estatístico de dados tornou-se vital à gestão das nações. Contudo, é muito importante que as análises estatísticas sejam feitas de forma séria, não devendo servir interesses de ordem alguma. Neste seminário faz-se uma introdução à importância da estatística no mundo real, descrevem-se alguns possíveis problemas de análises estatísticas em áreas como amostragem, apresentação de informação estatística em dispositivos gráficos ou através de medidas resumo e mapas estatísticos, ensinando a ser atento e saber interpretar o que nos é disponibilizado.


Seminário 3

Título: Matemática no Electrocardiograma: identificação de situações de emergência

Orador: Rui Rodrigues

(Departamento de Matemática, FCT NOVA, UNL)

Resumo: O electrocardiograma (ECG) é um meio de diagnóstico muito utilizado para o coração. Os médicos especialistas podem detectar situações de emergência usando o ECG. Como os pacientes em risco não podem ter um médico cardiologista à sua beira 24 horas por dia, procura-se substituir o médico por um processo automático de deteção de situações de emergência. Só a Matemática pode ajudar nesta tarefa. O electrocardiograma, de certa forma, não é mais do que o gráfico de uma função. Iremos apresentar algumas abordagens a este problema que continua a estar em aberto por as técnicas existentes serem insatisfatórias.

(Trabalho conjunto com: Paula Couto, Ruben Ramalho e Benjamin Alarcón)


Seminário 4

Título: Aspectos Matemáticos da Tapeçaria <<O Número>>

Orador: Luís Trabucho

(Departamento de Matemática, FCT NOVA, UNL)

Resumo: A Tapeçaria <<O Número>> (1955-1958) foi uma das obras encomendadas pelo Tribunal de Contas a Almada Negreiros aquando da mudança de instalações, do Arsenal para o torreão nascente da Praça do Comércio, em 1954. Nela, Almada Negreiros, para além de fazer uma cronologia do conceito de Número, sintetiza, de uma forma notável, as suas preocupações com alguns dos conceitos Matemáticos que, em sua opinião, se encontram implícitos nas grandes obras da Humanidade. Nesta palestra explicaremos o significado dos símbolos e conceitos matemáticos incluídos na tapeçaria.


Seminário 5

Título: A(s) Geometria(s) do Universo

Orador: Ana Cristina Casimiro

(Departamento de Matemática, FCT NOVA, UNL)

Resumo: A palavra Geometria vem do grego e quer dizer "medir a Terra". Até ao século XVIII, a geometria que se estudava e que era aplicada no dia-a-dia era a que estava baseada no livro de Euclides, "Elementos". Ainda hoje a que se estuda no ensino secundário segue o mesmo estilo.

Se queremos sair da nossa escala e ir compreender como se medem grandes distâncias, por exemplo entre planetas, ou a distância percorrida por um avião, ou compreender a relação entre dois eventos que acontecem ao mesmo tempo mas em lugares diferentes, a geometria euclidiana deixa de ser um guia. Temos que considerar as chamadas geometrias não euclidianas, entre elas vamos referir a elíptica, onde não existem linhas paralelas, e a hiperbólica, onde uma linha pode ter infinitas linhas que lhe são paralelas.