Oficinas de Formação

Calculadora gráfica no programa de Matemática A: 

Tendo por base o documento “Orientações de gestão curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A”, da Direção Geral de Educação, em que se refere “que é obrigatório que os alunos do ensino secundário, em particular, saibam utilizar uma calculadora gráfica” e atendendo ainda que o exame final nacional da disciplina de Matemática A, a realizar em 2017/2018, irá ser constituído por dois cadernos, em que somente num deles é permitido o uso da calculadora gráfica, pretende-se, com esta oficina, analisar tarefas para a sala de aula em que sejam explorados conceitos dos diferentes domínios do Programa de Matemática A, com especial incidência nas Funções Reais de Variável Real, Sucessões, Trigonometria, Funções Exponenciais e Logarítmicas e Estatística.

FormadoresCristina Negra (ES Gama Barros, Cacém), Emanuel Martinho (ES Gama Barros, Cacém), Helder Martins (ES António Damásio, Lisboa).

Educação Financeira:

A Educação Financeira faz parte dos currículos portugueses e deve ser abordada com os alunos de todas as idades. Neste curso pretende-se aliar esta dimensão formativa à Educação Matemática, contextualizando o tema e articulando-o com o currículo de Matemática nos vários níveis de ensino. Pretende-se ainda desenvolver e discutir tarefas para a sala de aula que integrem a formação matemática dos alunos através de problemas que envolvam competências em literacia financeira.

Formadores: António Domingos (Faculdade de Ciências e Tecnologia, NOVA), Ana Santiago (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra).

Cálculo Integral:

Os currículos portugueses voltam a abordar o cálculo integral no Ensino Secundário tornando necessário rever os conteúdos relacionados. Abordar-se-á a fundamentação do cálculo integral, seus resultados principais e técnicas de cálculo. Serão também apresentados alguns problemas tipo que podem motivar o estudo do integral.

Formadores: Paulo Doutor (Faculdade de Ciências e Tecnologia, NOVA), Rosário Lopes (ES António Gedeão, Almada).