Emília O. Vieira é Presidente do Conselho de Administração da Casa de Investimentos – Gestão de Patrimónios, SA. Desde 1995, Emília lecciona e faz consultoria na área da engenharia financeira quantitativa tendo trabalhado com instituições financeiras de topo em Lisboa, Porto, Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Istambul, Budapeste, Nova Iorque, Singapura e Tóquio.
A sua especialidade na modelização avançada da curva de rendimentos, análise de risco de crédito e Value-at-Risk (VaR), envolve a colaboração com traders (front desk), gestores de risco (middle-office), directores de finanças empresariais, estruturadores de produtos financeiros e auditores. Tem estado envolvida na implementação de sistemas avançados de gestão e carteiras de investimento, gestão de risco de mercado de carteiras de derivados, VaR e sistemas de modelização de risco de crédito. Durante três anos, colaborou com o Departamento de Finanças Empresariais da União de Bancos Suíços (UBS) na avaliação de empresas e na preparação de OPV’s em Londres, Zurique e Nova Iorque. Dirigiu, coordenou e lecionou programas técnicos de formação financeira para instituições financeiras portuguesas no Instituto Mercado de Capitais (IMC) da Bolsa de Derivados do Porto (BDP) durante dois anos.
Emília é Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho e Mestre em Finanças pela Universidade de Lancaster. Ingressou no corpo docente da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde teve um papel preponderante na criação do Mestrado em Finanças.
O seu trabalho, na modelização estocástica de taxas de juros e sua implementação em grandes bancos em Londres, é altamente considerado. A sua tese de mestrado em modelização de taxas de juro estocáticas complexas foi considerada uma extraordinária peça de investigação, sendo ainda hoje a dissertação de Mestrado em Finanças com a nota mais alta na Universidade de Lancaster. Atualmente os tópicos de investigação é Modelização de Risco de Crédito e Probabilidade de Solvência.