Maria Teresa Crespo

Data de Nascimento - 10 de Novembro de 1959

Local de nascimento - Lisboa, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Estado civil: Casada, dois filhos

Morada profissional: IBET, Apartado 12, 2781-901 Oeiras

Licenciatura em Biologia FC UL e Doutorada em Engenharia Biológica, FCT UNL (1992). Investigadora do IBET e Directora da Unidade de Serviços Analíticos (ASU) do IBET e ITQB. Responsável pelo Laboratório de Microbiologia do IBET e membro dos Comités de Infrestruturas do IBET e do ITQB.

A área de trabalho nos ultimos 20 anos tem sido microbiologia, em particular em investigação sobre taxonomia, caracterização, ecologia e patogencidade/virulência de bactérias, em particular Enterococcus e bactérias nodulantes. Recentemente tem dedicado parte da sua investigação ao estudo de culturas mistas que removem poluentes de águas.

Foi coordenadora ou responsável pelo contribuição do IBET em mais de 18 projectos da FCT, QREN. EUREKA ou Specific Suported Actions e Collaborative Supported Actions dos 6º e 7º Programas Quadro da UE.

Tem mais de 40 artigos publicados, 4 capitulos de livros de publicação internacional e é editora de um livro (Nova Publishers).

Orientou 4 teses de doutoramento.

Tem participado em Comissões Técnicas Nacionais e Internacionais na área da microbiologia alimentar e análise de organismos geneticamente modificados. Participou na elaboração de Guias para Laboratórios de Ensaios Microbiológicos.

Tem participado em actividades de divulgação cientifica em programas de televisão (2001- Grande Reportagem, RTP, “Segurança alimentar e mecanismos de ficalização e controlo criados em Portugal para a garantir”; 2001 “Maria Elisa”; 2008. Programa 4Xciência. Tema Alimentos: Património e Desafio), actividade CienciaViva e Dias Abertos do ITQB.