Performers

TANGO

Adam Vucetic nasceu a 24 de Dezembro 1976, em Belgrado, Sérvia. Bailarino profissional, coreógrafo e professor de tango com reconhecimento internacional, é fundador, presidente e professor da escola internacional de tango argentino Pasiontango, que actualmente funciona em Lisboa. É membro da International Dance Organization (IDO), do World Dance Council (WDC) e Juiz Internacional de dança licenciado pela WDC. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Belgrado, nunca deixando de exercer paralelamente a sua actividade como bailarino e continuando a sua especialização através de cursos e workshops.

Marcela Manso

SKETCHERS

Isabel Esteves, nascida em Lisboa a 11/09/1974, é licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Doutorada em 2005 pela FCT/UNL na mesma área, é desde 2009 Investigadora Auxiliar no Requimte, Departamento de Química da FCT/UNL. Em 2004, concluiu uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG (Business School)/ISCTE. A sua área de investigação científica é processos sustentáveis de separação por adsorção, nomeadamente a área de separação, purificação e condicionamento de misturas gasosas efluentes ou gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, metano e restantes hidrocarbonetos C2-C4). É coordenadora e colaboradora em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais, detém vários protocolos de colaboração com empresas e institutos de investigação internacionais, é autora de 3 capítulos de livros, tem uma vintena de artigos científicos em revistas internacionais de bom impacto científico na área de Engenharia Química, e mais de 50 comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais.

Ciência e Arte caminham em paralelo na sua vida. Desde cedo, o desenho, a pintura e mais recentemente a escultura complementam-se e completam-na na sua actividade diária. Os seus Sketchbooks são registos diários de estudos, esboços, apontamentos artísticos, devaneios, aprendizagens, e instantes de abstração e observação. O treino da observação em diário gráfico permite olhar o “objecto” para além do que está à nossa frente, motivando a criatividade nas mais diversas áreas. Desde 2011, participa activamente em workshops, formações e exposições e é uma das autoras colaborantes no blog dos Urban Sketchers Portugal (USKP) e membro do blogroll global dos Urban Sketchers internacional (USK).

Maria Celeste Aguiar Canongia Lopes é Engenheira Químico-Industrial (Instituto Técnico de Lisboa, IST).

Gosto de química e particularmente de tecnologia química/indústria química. Foi bom partilhar este gosto com alunos, primeiro no IST e depois na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), dando aulas de balanços de massa e energia. Mais tarde, descobri gostar muito de desenhar. Tentei aprender umas coisas (convém) e sobretudo passei a desenhar todos os dias. Tenho o previlégio de pertencer a um grupo de desenhadores (UrbanSketchers de Portugal – USKP), onde partilhamos alguns desenhos online e onde sobretudo convivemos e aprendemos muito uns com os outros. Não posso deixar de citar a frase de John Ruskin, intelectual inglês do século XIX: “Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.”