NOVO! Apresentações dos workshops já disponíveis

Bem-vindos

A iniciativa CROSSIDEAS, promovida pelo DCEA - FCT NOVA em parceria com a AIP-CCI, promove o encontro e correspondência entre os desafios das PME e o conhecimento e competências dos Centros de Investigação da FCT NOVA nas áreas da Economia Circular, Transição Energética e Adaptação Climática.

Os grandes desafios do século XXI estão a influenciar o crescimento e evolução das PME, que necessitam de se manter competitivas sob condições cada vez mais complexas.  

A Inovação é um importante factor de competitividade para as PME, mas é difícil de estimular quando há limitação de recursos (técnicos, financeiros, humanos).

 Faça desta iniciativa  um ponto de partida para a Inovação na sua empresa!

Participe nos workshops e apresente os seus desafios.


Isabel Caetano, Administradora da ANI, à margem do evento “Empresas Mais Fortes”, organizado pelo Expresso e pelo Santander Totta, destaca a importância da inovação e o desafio da transformação digital para as PME portuguesas, reforçando o contributo das Universidades para essa transformação.

Economia Circular

A Economia Circular exprime uma nova abordagem às relações estabelecidas entre as atividades produtivas e os recursos e sistemas naturais. Tem subjacente os princípios da racionalidade no uso dos recursos, através da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Ao considerar fluxos circulares dos recursos, substitui o conceito de fim-de-vida da economia linear. Saber mais

Transição Energética

A transição energética exprime a mudança e transformação dos sistemas energéticos tradicionais, caracterizados por serem centralizados e assentes em recursos energéticos altamente onerosos para as pessoas e ambiente, em diferentes sistemas energéticos, mais descentralizados, menos onerosos ambientalmente, mais eficazes e eficientes, promovendo novas formas de produção e consumo energético. Saber mais

Adaptação Climática

Sendo já verificáveis efeitos decorrentes das Alterações Climáticas que alteram ciclos e fenómenos naturais, com consequências prejudiciais para o Homem e suas actividades, a Adaptação às Alterações Climáticas define-se enquanto a área de acção que tem como objectivo o desenvolvimento de soluções (sociais ou tecnológicas) que permitam a continuidade das necessárias actividades humanas, num novo contexto climático. Saber mais

Contacte-nos!

Quer saber mais sobre a iniciativa CROSSIDEAS?
Acredita que existem vantagens na ligação da sua PME com os Centros de Investigação da FCT NOVA, mas não tem a certeza que os desafios se enquadrem nos temas identificados?
Depois de ter explorado a informação no site, tem questões a esclarecer?

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento pelo e-mail crossideas@campus.fct.unl.pt.

Esta iniciativa é co-financiada pelo EIT Climate-KIC e tem a AIP-CCI como parceira. Conta ainda com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente  e da Direção Geral das Actividades Económicas.