Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Tratamento de uma água

Informação geral sobre os processos e operações de tratamento de uma água para consumo Humano – Simulação de um ensaio de jar-test e da etapa de filtração.

Sabes medir a poluição do ar?

Através de equipamentos de monitorização de qualidade do ar e de uma estação meteorológica poderás avaliar a poluição atmosférica e outros parâmetros.

Calcula a tua pegada ecológica!

Quanto espaço usamos nós do Planeta devido aos recursos (alimentos, espaço, extracção de água e de matérias-primas) que consumimos?

Cianobactérias

Visualização de cianobactérias em folhas de Azolla. Uma experiência inquietante daquilo que se pode observar nos nossos meios naturais.

Água ao vivo

Ver como se propagam as ondas, utilizando um canal hidráulico cheio de água

Ministro por um dia - consequências para a vida

Já alguma vez imaginaste o que farias se pudesses ser ministro do ambiente por um dia?

Esta é a tua oportunidade! Vem ao DCEA e deixa-nos saber quais são as tuas ideias e as medidas que irias tomar!

EcoBlok

A metodologia EcoBlock tem como objectivo principal a avaliação de desempenho ambiental de produtos ou empresas, através da definição de um conjunto de indicadores de pressão ambiental.

Reciclagem de resíduos

Uma mostra de resíduos reciclados resultantes da recolha selectiva serve de pretexto a uma discussão sobre como se faz realmente reciclagem em Portugal.

Poluentes

Vê com os teus próprios olhos o que determinados poluentes presentes na água podem provocar aos peixes.

Comunicação Olfactiva

Sabias que os insectos cheiram? E que tomam as suas decisões baseadas nesse olfacto? Aprende tudo sobre este assunto nesta experiência.

Jogo Predador e Presa

Vem jogar o jogo do predador e da presa e descobrir o que verdadeiramente isto significa.

Observação de Microrganismos em Estações de Tratamento de Águas (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)

A atividade tem por finalidade a observação destes organismos utilizando um microscópio ótico com sistema de projeção de forma a que os alunos possam observar a sua morfologia e compreender a sua função no tratamento de águas e águas residuais.

Ziphius

Vem ver um drone aquático em funcionamento

A mecânica (importância/vida/...) de uma barragem

Através de um modelo de uma barragem poderás ficar a saber qual a sua importância e quais os seus prós e contras. Aparece e mostra o engenheiro do ambiente que há em ti!

Construir ou não construir? Eis a questão:

Através de pequenas maquetes realistas poderás ficar a saber mais sobre a base do ordenamento do território. Poderás compreender onde se pode ou não construir e porquê. Esta dinâmica actividade irá permitir um pequeno contacto com uma das vertentes de engenharia do ambiente, o ordenamento do território.

SIG's? Que é isso?

Vem ver e interagir com uma das ferramentas utilizada pelos engenheiros do ambiente! Não percas a oportunidade de perceber como funcionam os SIG's e para que servem!

Quizz

Nesta estação poderás demonstrar o teu lado ambientalista e aprender mais acerca de várias temáticas, como a gestão de recursos, ecossistemas, resíduos, entre outros. Conhece ainda algumas das áreas de actuação de um engenheiro do ambiente.

Divulgação de vídeos do Departamento e dos alunos

Divulgação do curso.