Departamento de Engenharia Electrotécnica

Queres vir lavar o teu carro?

Nesta experiência é feita a demonstração de  um simulador de programa para lavagem automática de veículos, similar aos que existem nas estações de serviço. O objectivo é ilustrar a interacção entre um controlador do tipo autómato programável (PLC) e um sistema, assim como os conceitos temporais envolvidos.

Visão por computador

Vem aprender o que é Visão por Computador e como usá-la para fazer algumas tarefas como: contar quantas pessoas entram e saem num edifício, fazer a validação de boletins do euromilhões ou reconhecer sinais de trânsito.

Simulador de Aeronave Comercial

Simulador de controlo automático de atitude e altitude de aeronave comercial, que permite testar o desempenho de controladores.

Controlo de tráfego rodoviário

Sistema automático de controlo de tráfego rodoviário utilizando um autómato programável TSX37.

Levitação magnética

Verificação da passagem de um material do estado normal ao estado supercondutor por meio de arrefecimento. Esta passagem é confirmada através da interacção do material com um magneto permanente. Verificação do diamagnetismo de um material supercondutor, isto é, da repulsão de fluxo magnético do seu interior. Verificação da levitação estável de um magneto permanente sobre um material supercondutor, permitindo a consequente suspensão deste.

Máquina e efeito estroboscópico

Medição da velocidade de rotação de uma máquina através do efeito estroboscópico. O veio da máquina é iluminado por uma luz estroboscópica, cuja pulsação se varia até criar a ilusão de que este está parado. Descrição dos perigos do efeito estroboscópico em máquinas industriais.

Carro verde

Electrólise da água e consequente separação de hidrogénio que é utilizado numa pilha de combustível. Esta alimenta o motor de um pequeno veículo. A energia para a electrólise é obtida através de um painel fotovoltaico instalado no veículo. Demonstração dos mesmos processos através de kits pedagógicos.

Sistemas electrónicos com FPGAs

O demonstrador será constituído por um poster explicativo (apresentando as FPGAs -Field Programmable Gate Arrays- como solução tecnologicamente inovadora) e com duas ou três placas didácticas (com uma FPGA) ilustrando diferentes utilizações com a mesma plataforma (nomeadamente controlador de rato, controlador de teclado, relógio).

Gaia – Obter uma visão 3D da nossa galáxia

Gaia, a missão da ESA (Agência Espacial Europeia) para criar um mapa tridimensional da nossa galáxia, observando aproximadamente 1.000.000.000 (mil milhões) de estrelas! Chegou em Dezembro de 2013 ao seu local operacional – a 1,5 milhões de km’s da Terra. Iremos mostrar detalhes da missão e formas de visualização desta quantidade “astronómica” de dados. O objectivo final é desenvolver uma ferramenta de descoberta de conhecimento em grandes conjuntos de dados, para suportar a sua análise e visualização científica e técnica, ganhando um melhor entendimento do Universo.

Transmissão de áudio através da luz

A ligação óptica é composta por um circuito transmissor constituído por um oscilador de relaxação que controla um díodo emissor de luz e por um circuito receptor composto por um fotodiodo ligado a um amplificador de transimpedância, seguido por um filtro passa-banda ajustado para a frequência do oscilador. Um sinal de áudio para modula o sinal de controlo do LED no bloco emissor, este sinal é desmodulado no receptor, amplificado e aplicado num alto-falante. O funcionamento do sistema é seguinte: o sinal de onda quadrada produzida pelo oscilador é aplicado ao díodo emissor de luz que produz um feixe de luz cuja intensidade é modulada pelo sinal de onda quadrada. Este feixe de luz é detectada pelo foto-diodo, que produz um sinal de corrente, que é convertido num sinal de tensão pela TIA. O filtro passa banda está sintonizado na frequência do sinal de onda quadrada. O sinal na saída do filtro é essencialmente uma onda sinusoidal, que é aplicado a um detector de pico (um díodo ligado a um condensador em paralelo com uma resistência) para obter a sua máxima amplitude. Esta tensão é então comparada com uma tensão de limiar, para determinar se o feixe de luz está presente ou não.

Electrocardiografia de Alta Resolução

Nesta experiência vai ser explicado como se faz um electrocardiograma de alta resolução (HR-ECG) e o efeito que uma câmara electricamente blindada produz na qualidade do sinal (HR-ECG) adquirido. Este sinal é imprescindível na detecção de muitas variedades de arritmias, sendo que o electrocardiograma convencional não tem resolução suficiente para este tipo de análise. 

Experiências com harmónicas

Os sons com que lidamos todos os dias podem ser interpretados como uma sobreposição de tons elementares, de frequências diferentes. Neste conjunto de experiências exemplifica-se como diferentes combinações de tons elementares se relacionam com o som executado.

Em que formato é transmitida a voz na rede Telefónica?

Na rede telefónica digital, a voz dos interlocutores é transmitida em formato digital . Ou seja a nossa voz é descrita através de um sinal que varia entre dois valores possíveis “0” e “1”. Esta atividade ilustra as transformações que ocorrem na rede telefónica

 

Localização e rastreamento acústico de veículos de emergência utilizando dispositivos da Internet-das-Coisas

Nesta experiência é demonstrada a possibilidade de localizar e rastrear veículos de emergência através da processamento do sinal acústico emitido pela sirene utilizado dispositivos próprios da Internet-das-Coisas (motes com microfones de baixo custo). A Internet-das-Coisas designa o conceito tecnológico onde sensores, atuadores, processamento inteligente e demais tecnologias de comunicação permitem, através de uma rede de dados (em particular, a Internet) a monitorização e controlo de um dado ambiente ou sistema. No concreto, este sistema poderá ser utilizado para monitorar ambulâncias em emergência nas imediações de um hospital e controlar os semáforos de forma a facilitar o trânsito destas para o seu destino. Este demonstrador apresenta uma dimensão tecnológica do projecto europeu FP7-318381 EAR-IT (http://www.ear-it.eu), coordenado pelo UNINOVA-CTS e alvo de grande atenção pela TV (http://pt.euronews.com/2014/10/13/as-paredes-tem-ouvidos-em-santander/), rádio (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=173326), Comissão Europeia (http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/news/ear-it-using-sound-picture-world-new-way), entre outros.

Medidor acústico de impedâncias.

Este simples circuito produz um som cuja frequência é inversamente proporcional à impedância entre os dois eléctrodos.

Este comportamento pode ser utilizado para criar sons com diferentes frequências fazendo a ligação entre os dois eléctrodos através de um número variável de pessoas com as mãos dadas. Pode também ser utilizado como um medidor de stress em que o suor das mãos controla a frequência do som.

O principio de funcionamento do circuito é muito simples, o circuito é simplesmente um oscilador de relaxação em que a constante de tempo é determinada pela resistência entre os eléctrodos e um condensador. Ao variar a resistência varia o tempo de carga do condensador e assim varia-se a frequência de oscilação do circuito. Devido ao valor muito baixo do condensador utilizado (...nF) a resistência pode variar entre as 100kohms e os Mohms resultando numa corrente através dos eléctrodos muito baixa.