Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Micro Fábrica

Nesta actividade poderão ver o funcionamento de uma fábrica em escala reduzida. Através da simulação do funcionamento de uma instalação fabril, realizada com recurso a 1+1+1 ágeis e belíssimos (!) robots; vem conhecer como a Engenharia Industrial integra ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como: a logística, a produção, a qualidade e fiabilidade e ainda a ergonomia e segurança no trabalho; na concepção e desenvolvimento de sistemas produtivos.

Túnel de Vento

Observação e explicação do comportamento aerodinâmico de duas estruturas. Explicação da importância do estudo em túnel de vento para evitar a ruína ou mau funcionamento de estruturas expostas à acção do vento. Observação com a técnica de fio de lã ou fumo do escoamento sobre modelos de veículos.

Vem soldar!

Actividade que tem como objectivo demonstrar alguns processos de soldadura por fusão vulgarmente usados na indústria automóvel e metalomecânica entre outras.

Osso e Marcha Humana

Esta actividade tem como objectivo sensibilizar os alunos para a interligação que pode existir entre áreas tão diversas como as áreas da Engenharia Mecânica e da Medicina.

Maquinagem CAD/CAM

Nesta actividade mostraremos como se cria uma peça mecânica desde a sua concepção até à sua fabricação. Essa peça será modelada em CAD e depois de analisada será produzida num centro de maquinagem. A programação desta máquina será efectuada automaticamente por um computador (CAM). Será também demonstrado como fabricar uma determinada peça, da qual possuímos um modelo físico, fazendo a sua digitalização 3D, seguindo-se posteriormente a sua fabricação.

Vem fazer tiro ao alvo com a Qualidade!

Vem descobrir como se pode manter uma produção “debaixo de olho”.
E se a produção não estiver boa? Como a podes melhorar?
(Talvez fazendo tiro ao alvo … de forma planeada).

Roldanas: Potência e energia

Através de experiências com roldanas vem perceber os significados de potência, de energia e de rendimento em sistemas mecânicos. Poderás também verificar que em sistemas com roldanas a elevação de grandes cargas, aplicando pequenas forças, requer grandes deslocamentos da força aplicada.

Ergonomia: o teu corpo e o teu trabalho dão-se bem?

Nesta actividade vão realizar-se simulações e exercícios práticos demonstrando como as posturas corporais, o ruído e a iluminação influenciam o rendimento, a qualidade do trabalho e a saúde do trabalhador.