Departamento de Informática

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores. A seguir ao jogo, é apresentado o “Making of PONG”, onde se explica como vários conhecimentos de Engenharia Informática foram usados pelos alunos do curso que construíram este PONG.

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a electricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.

Robôs à solta

Nesta actividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um pequeno robô. Desenvolvida com equipamento da Lego, a actividade destina-se a mostrar os conceitos básicos de programação através de uma linguagem visual muito simples.

Mundos Virtuais

Certamente já todos jogaram o célebre jogo de computador "Os Sims". Estão portanto habituados a ver e comandar personagens em mundos virtuais. E que tal serem capazes de criar um mundo em que a definição do comportamento e interacção entre todos os objectos presentes? Este objectivo está verdadeiramente ao alcance dos leigos em matéria de programação de computadores.

Jogos didácticos

Estes jogos ensinam a resolver alguns problemas comuns em informática ou ilustram formas de programar. De um modo divertido e informal esta actividade permite aprender alguns conceitos fundamentais da computação, desde a construção de algoritmos à inteligência artifical, passando pela gestão de redes.

 

Snake AR

Snake AR é um jogo multimédia competitivo para duas pessoas em que cada jogador controla uma cobrinha virtual. A principal diferença desta aplicação em relação aos jogos de computador tradicionais é o facto de este jogo utilizar como cenário uma foto do mundo real. Os jogadores podem assim criar um nível de jogo utilizando elementos e obstáculos do mundo real. O objectivo dos jogadores será sobreviver o máximo tempo possível sem sair do plano de jogo, sem tocar nos obstáculos presentes nesse plano ou sem tocar na cobrinha do oponente.

NovaEmotions

Jogo onde cada jogador tem de fazer o melhor sorriso, ou a melhor cara de raiva! Técnicas de visão por computador permitem fazer o reconhecimento das expressões faciais. Depois de jogares podes pesquisar as caras mais parecidas.

Aplicações na Web

Uma grande parte dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um “Browser”. Nesta actividade é possível perceber como funciona uma aplicação na Internet e experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências.

Audio Space Station

O Audio Space Station é um jogo sério desenvolvido no Dep. De Informática da FCT/UNL para reabilitação visual. O jogo foi desenhado para treino de orientação e mobilidade de crianças e jovens cegos, que assumem o papel de um cientista numa estação espacial enquanto resolvem alguns desafios.

Visual Speech

O Visual Speech é uma plataforma multimédia para apoio à terapia da fala. Recorre a técnicas de interação humano-máquina e de realidade virtual para tornar as sessões de terapia mais atrativas e divertidas.

Fiat Lux: À boleia dos fotões!

Todos nós ficamos admirados com a crescente sofisticação das imagens geradas por computador, com destaque para certos filmes de animação e com efeitos especiais. Muitos dos objetos e cenários que vemos nesses filmes são sintetizados, resumindo-se a um conjunto de dados manipulados e transformados pelo computador. Mas o que torna possível visualizar esses objetos e cenários virtuais é a luz, embora aqui ela também seja virtual.

Nesta atividade vamos aprender a fabricar, simular e interagir com luz virtual. A luz virtual ilumina os objetos do cenário, sendo ao mesmo tempo um elemento essencial para a síntese desses mesmos objetos.

Code Breakers

A criptografia é uma ferramenta fundamental na segurança dos computadores e da Internet. As diversas ferramentas e algoritmos criptográficos protegem a informação, evitando que potenciais atacantes tenham acesso indevido. Esta é a perspetiva de quem quer defender os sistemas. Os atacantes, por outro lado, tentam engendrar formas de quebrar as defesas.

Nesta atividade vamos falar de criptografia e aprender alguns processos simples de proteção criptográfica da informação. Vamos também aprender como é que esses métodos podem ser atacados. Faremos ainda experiências com a máquina ENIGMA, usada pelos Alemães na 2ª Guerra Mundial, e tentaremos perceber as técnicas que permitiram aos Aliados quebrar a cifra dessa máquina.