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Pong!PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete e que ganhem os melhores. A seguir ao jogo, é apresentado o “Making of PONG”, onde se explica como vários conhecimentos de Engenharia Informática foram usados pelos alunos do curso que construíram este PONG. |
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Informática ArtesanalO que faz andar os computadores não é a electricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. |
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Robôs à soltaNesta actividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um pequeno robô. Desenvolvida com equipamento da Lego, a actividade destina-se a mostrar os conceitos básicos de programação através de uma linguagem visual muito simples. |
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Mundos VirtuaisCertamente já todos jogaram o célebre jogo de computador "Os Sims". Estão portanto habituados a ver e comandar personagens em mundos virtuais. E que tal serem capazes de criar um mundo em que a definição do comportamento e interacção entre todos os objectos presentes? Este objectivo está verdadeiramente ao alcance dos leigos em matéria de programação de computadores. |
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Jogos didácticosEstes jogos ensinam a resolver alguns problemas comuns em informática ou ilustram formas de programar. De um modo divertido e informal esta actividade permite aprender alguns conceitos fundamentais da computação, desde a construção de algoritmos à inteligência artifical, passando pela gestão de redes. |
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Snake ARSnake AR é um jogo multimédia competitivo para duas pessoas em que cada jogador controla uma cobrinha virtual. A principal diferença desta aplicação em relação aos jogos de computador tradicionais é o facto de este jogo utilizar como cenário uma foto do mundo real. Os jogadores podem assim criar um nível de jogo utilizando elementos e obstáculos do mundo real. O objectivo dos jogadores será sobreviver o máximo tempo possível sem sair do plano de jogo, sem tocar nos obstáculos presentes nesse plano ou sem tocar na cobrinha do oponente. |
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NovaEmotionsJogo onde cada jogador tem de fazer o melhor sorriso, ou a melhor cara de raiva! Técnicas de visão por computador permitem fazer o reconhecimento das expressões faciais. Depois de jogares podes pesquisar as caras mais parecidas. |
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Aplicações na WebUma grande parte dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um “Browser”. Nesta actividade é possível perceber como funciona uma aplicação na Internet e experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências. |
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Audio Space StationO Audio Space Station é um jogo sério desenvolvido no Dep. De Informática da FCT/UNL para reabilitação visual. O jogo foi desenhado para treino de orientação e mobilidade de crianças e jovens cegos, que assumem o papel de um cientista numa estação espacial enquanto resolvem alguns desafios. |
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Visual SpeechO Visual Speech é uma plataforma multimédia para apoio à terapia da fala. Recorre a técnicas de interação humano-máquina e de realidade virtual para tornar as sessões de terapia mais atrativas e divertidas. |
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Fiat Lux: À boleia dos fotões!Todos nós ficamos admirados com a crescente sofisticação das imagens geradas por computador, com destaque para certos filmes de animação e com efeitos especiais. Muitos dos objetos e cenários que vemos nesses filmes são sintetizados, resumindo-se a um conjunto de dados manipulados e transformados pelo computador. Mas o que torna possível visualizar esses objetos e cenários virtuais é a luz, embora aqui ela também seja virtual. Nesta atividade vamos aprender a fabricar, simular e interagir com luz virtual. A luz virtual ilumina os objetos do cenário, sendo ao mesmo tempo um elemento essencial para a síntese desses mesmos objetos. |
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Code BreakersA criptografia é uma ferramenta fundamental na segurança dos computadores e da Internet. As diversas ferramentas e algoritmos criptográficos protegem a informação, evitando que potenciais atacantes tenham acesso indevido. Esta é a perspetiva de quem quer defender os sistemas. Os atacantes, por outro lado, tentam engendrar formas de quebrar as defesas. Nesta atividade vamos falar de criptografia e aprender alguns processos simples de proteção criptográfica da informação. Vamos também aprender como é que esses métodos podem ser atacados. Faremos ainda experiências com a máquina ENIGMA, usada pelos Alemães na 2ª Guerra Mundial, e tentaremos perceber as técnicas que permitiram aos Aliados quebrar a cifra dessa máquina. |