A Little Night Music with the Periodic Table | João Paulo André

Where: ÁGORA Room, Library, FCT NOVA
               Add to

Abstract:
Ao longo de mais de quatrocentos anos de existência, o repertório operático tem sido tradicionalmente visto como um repositório de histórias de amor, sedução, ambição, traição e vingança. Os seus enredos, porém, não raramente contêm ideias, conceitos e mesmo personagens pertencentes ao domínio da ciência, ou que, pelo menos, neles são inspirados – aspecto em que a química se destaca.
Do fogo elementar da Antiguidade à alquimia, e desta ao fogo atómico, que é como quem diz de O Crepúsculo dos Deuses de Wagner a Doctor Atomic de Adams, passando por Der Alchymist de Spohr, esta palestra, em pleno Ano Internacional da Tabela Periódica, é uma celebração operática dos elementos químicos, dos seus descobridores e, claro, de Dmitri Mendeleiev.

Who:

.
João Paulo André

Departamento/Centro de Química da Universidade do Minho, Portugal
Webpage

João Paulo André é licenciado em Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Química pela Universidade de Basileia, Suíça. É Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade do Minho. Os seus actuais interesses académicos incluem o a história da química e a divulgação científica. É autor do livro Poções e Paixões - Química e Ópera (Gradiva, 2018).

Event coordinators:
José J. G. Moura