Dra. Maria João Porto

Diretora do Serviço de Genética e Biologia Forenses do Instituto Nacional de Medicina Legal

Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Exerceu funções de técnica superior no Centro de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e de assistente convidada da disciplina de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra até 1996. Nesse mesmo ano ingressou no Serviço de Biologia Forense do Instituto de Medicina Legal de Coimbra onde desenvolveu várias atividades, nomeadamente pericial e de desenvolvimento e implementação de novas metodologias para aplicação a amostras forenses degradadas e/ou com reduzida quantidade de material biológico.

Desempenhou funções de coordenação do Serviço de Genética e Biologia Forense da Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal, I.P. (INML), entre 2005 e 2008, a partir do qual assumiu o cargo de diretora do respetivo serviço.

Em 2013 assume a direção nacional do então criado Serviço de Genética e Biologia Forenses (SGBF) do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. (INMLCF).

No SGBF, para além da atividade pericial, tem também desenvolvido a atividade de formação e de investigação, bem como de organização de cursos, seminários e ações de formação. Tem ainda exercido atividade docente em diversas Universidades onde lecciona a disciplina de Biologia Forense.

Tem ainda representado Portugal na EDNAP (European DNA Profiling Group) e o INMLCF, na ENFSI (European Network of Forensic Science Institutes).