Quarto Orador Confirmado

Dra. Inês Gonçalves 

 Biomateriais para combater infecção por Helicobacter pylori e prevenir cancro gástrico

Inês C. Gonçalves licenciou-se em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto em 2003.

Em 2009, doutorou-se em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A tese baseou-se no desenvolvimento de biomateriais para contacto com o sangue de forma a prevenir a formação de coágulos associados à utilização de implantes cardiovasculares. O trabalho foi realizado no INEB (Instituto de Engenharia Biomédica) e na UWEB (University of Washington Engineered Biomaterials), em Seattle.

Entre 2010 e 2013 fez o pós-doutoramento no INEB e no IPATIMUP focando o trabalho no desenvolvimento de microesferas mucoadesivas glicosiladas para eliminar a infecção gástrica por Helicobacter pylori. Em 2013 foi contratada como investigadora do INEB, continuando a desenvolver o trabalho nesta área dos biomateriais para a prevenção do cancro gástrico e no desenvolvimento de materiais com grafeno incorporado para utilização em medicina regenerativa e superfícies antimicrobianas.

É também Professora Auxiliar Convidada na FEUP (desde 2010) e no ICBAS (desde 2013), leccionando no Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB).

Publicou 18 artigos em revistas internacionais e tem uma patente internacional submetida. Já apresentou o seu trabalho em 28 comunicações orais e 25 posters em conferências internacionais. Foi orientadora/co-orientadora de 5 teses de mestrado e está actualmente a orientar uma tese de mestrado e a co-orientar 2 teses de doutoramento e uma de mestrado.

O seu trabalho foi reconhecido com 6 distinções, entre elas o “Prémio Pulido Valente Ciência 2006” e a “Medalha de Honra da L’Oreal para as Mulheres na Ciência 2013”.