Terceiro Orador Confirmado

Eng. João Paulo Marques

Critérios para ID na Indústria Alimentar

Nos 5 anos seguintes à sua graduação (Engenharia Agro-Industrial, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa) trabalhou simultaneamente numa empresa de refrigerantes (gestão da qualidade) e no Instituto Superior de Agronomia (onde ensinou termodinâmica, química e bioquímica).

Nos 4 anos seguintes viveu em Paris onde preparou o seu PhD no Instituto National Agronomique (Paris), obtendo o grau de Docteur com uma tese sobre metodologias LRP-RMN para detectar alterações importantes no estado da água durante os processos de tecnologia alimentar.

De volta a Portugal em 1991 trabalhou para o grupo de empresas Sumolis (refrigerantes, sucos e processamento de frutas), foi Diretor de Gestão da Qualidade e de Pesquisa e Desenvolvimento, até ao ano 2000 e membro do Conselho até 2008, responsável pela pesquisa e desenvolvimento, inovação, operações industriais, gestão da qualidade e recursos humanos.

Desde 2009, a Sumol + Compal (a maior empresa de Português bebidas não alcoólicas, que resultou da fusão da Sumolis e Compal), tem trabalhado como um representante da indústria, como gerente de parcerias industriais e designer de projetos industriais.

A partir de 2012, até à data, está a liderar o novo departamento focado em Pesquisa Aplicada, com o objectivo de obter conhecimento científico e tecnológico proprietário, resultante de parcerias de investigação, em Sumol + Compal bebida inovação.