Workshops e Comunicações

Submissão de Comunicações Científicas e Workshops

Todas os textos das propostas para o 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática devem ser submetidos até 31 de maio de 2015, respeitando as normas e orientações indicadas abaixo. Serão aceites submissões em duas modalidades de trabalhos:

Comunicação Científica (CC);

Workshop (W)

Relato de Experiências (RE)  (Novo)

Normas e Orientações Específicas

Comunicação Científica (CC)

Apresentação de resultados parciais ou finais de investigações científicas na área da Educação Matemática. Nesta modalidade enquadram-se trabalhos de natureza teórica e/ou empírica. O texto a ser submetido deve ter entre 10 e 12 páginas. Os critérios para avaliação dos trabalhos estão na página a seguir.

Workshop  (W)

O autor (ou primeiro autor) do workshop deverá submeter um texto de 3 a 6 páginas, contendo um resumo conciso da proposta, um programa com as atividades a serem desenvolvidas, contendo: objetivos, metodologia, referenciais teóricos e nível de escolaridade ao qual está direcionado. As propostas deverão estar programadas para 3 horas de duração (duas sessões de 1h30 cada, em dias distintos), para um grupo até 30 participantes.

Relato de Experiências  (RE) (Novo)

O autor (ou primeiro autor) do Relato de Experiência deverá submeter um resumo até uma página, que descreva o conteúdo da sua apresentação.

Os trabalhos serão classificados segundo os seguintes temas:

1. Os processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira em ambiente escolar;
  2. Formação de professores em Educação Financeira;
  3. Currículos de Educação Financeira;
  4. Iniciativas em Educação Financeira nas escolas;
  5.  Outros: Exemplos: Matemática Financeira, Análise do trabalho de Organizações Internacionais em Educação Financeira.

Normas e Template para Elaboração e Submissão de Trabalhos:

Clique aqui (PDF)

Clique aqui (doc)

Orientações para Submissão e Envio de trabalhos:

1. Só serão aceites para revisão as propostas em que pelo menos um dos autores se encontre inscrito no seminário.

2. Os autores que pretendam submeter os seus trabalhos, deverão enviá-los em arquivo no formato doc (Word 97-2003 ou superior), com o nome obedecendo à seguinte codificação por modalidade:

·     Comunicação Científica: CC_Apelido (exemplo: CC_Sousa).

·     Workshop: W_Apelido (exemplo: W_Sousa).

·     Relato de Experiência: RE_Apelido (exemplo: RE_Sousa).

Nota: Caso o trabalho tenha mais do que um autor, apenas o primeiro autor deverá submetê-lo, tendo o cuidado de incluir os apelidos dos coautores no nome do arquivo a ser enviado (exemplo: CC_Sousa_Simao).

3. Cada autor (ou coautor) poderá submeter até dois trabalhos, desde que sejam submetidos em modalidades diferentes.

4. Todas as submissões, em qualquer uma das modalidades acima referidas, devem ser enviadas apenas pelo primeiro autor, para o e-mail siefeem2@gmail.com na qual se submete o trabalho, sempre explicitando no assunto ser “SUBMISSÃO”.

Critérios para Avaliação dos Trabalhos:

Os trabalhos submetidos serão avaliados segundo os critérios apresentados a seguir:

Comunicação Científica

1. Clareza na apresentação da área na qual o artigo se insere e uso adequado de resultados relevantes da literatura para circunstanciar o foco do artigo;

2. Clareza na formulação da questão de investigação e dos objetivos;

3. Apresentação de fundamentação teórica referente à questão de investigação;

4. Adequação da metodologia para a questão da investigação, descrevendo claramente os procedimentos e participantes;

5. Coerência entre questão de investigação, análise de dados e resultados apresentados;

6. Coerência entre a análise e a fundamentação teórica apresentada;

7. Formatação do texto de acordo com as normas gerais e específicas.

1. Clareza na apresentação da proposta do workshop;

2. Relevância e pertinência do trabalho para as discussões no âmbito da Educação Matemática, e mais especificamente da área na qual o workshop se insere;

3. Apresentação de fundamentação teórica referente às abordagens metodológicas do workshop;

4. Formatação do texto de acordo com as normas gerais e específicas.

Relato de Experiências  (RE) (Novo)

1. Clareza no resumo do Relato de Experiência;

2. Relevância e pertinência do trabalho para as discussões no âmbito da Educação Matemática, e mais especificamente da área na qual o Relato de Experiência se insere;

4. Formatação do texto de acordo com as normas gerais e específicas.

A partir da avaliação dos trabalhos, com base nos critérios apresentados anteriormente, a Comissão Científica irá informar o autor da decisão tomada:

A.    Aceitação

B.    Aceitação após reformulação (período para reformulação: entre 15 e 25 de junho)

C.    Rejeição