Grupos de discussão

Grupo T: Comunicação, Representações e Tecnologia

Dinamizadores:

António Domingos (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)
Jaime Carvalho e Silva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)
Manuel Saraiva (Universidade da Beira Interior)

Resumo

O ensino e a aprendizagem da Matemática tem como suporte principal a comunicação entre os vários intervenientes. A tecnologia tem-se vindo a revelar como uma ferramenta privilegiada para o desenvolvimento dessa comunicação, uma vez que pode ter um papel importante nos vários campos da actividade cognitiva. A diversidade de ferramentas tecnológicas ao nosso dispor, que vai desde o processador de texto, passando pelas folhas de cálculo, calculadoras gráficas, programas de traçado de gráficos e geometria dinâmica, até às potencialidades das plataformas de ensino à distância, da internet, do e-mail e dos chats, conduzem-nos a diversas e poderosas formas de comunicação das ideias matemáticas. 
Este grupo de discussão tem como objectivo pensar o papel e o lugar que a comunicação desempenha quando suportada por estas ferramentas tecnológicas, no ensino e na aprendizagem da Matemática.

 

Comunicações:
COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A FOLHA DE CÁLCULO
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: COMO VÊEM OS ALUNOS O USO DAS TECNOLOGIAS?
A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO: O USO DE REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE
A COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS NO INÍCIO DA TELESCOLA — LINGUAGEM, REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES 

 

Grupo M: A Comunicação em Materiais Escritos e Manuais

Dinamizadores:

Darlinda Moreira (Universidade Aberta)
Manuel Vara Pires (Escola Superior de Educação de Bragança)

Resumo

A comunicação matemática está consignada nos programas de Matemática do ensino básico e secundário, tanto a nível dos objectivos gerais de ensino como dos processos matemáticos transversais. Também os manuais escolares, para além de serem muito utilizados pelos professores, são considerados recursos relevantes do processo de ensino e aprendizagem (Art.º 3.º, Lei nº 47/2006). Neste quadro, o desenvolvimento e a partilha da investigação sobre a comunicação nos manuais escolares reveste-se da maior actualidade. Assim, os objectivos deste grupo de discussão são:
- Analisar tipos de comunicação existentes nos manuais escolares.
- Analisar formas como a comunicação matemática é tida em conta nos diversos manuais escolares.
- Reflectir sobre influências dos diferentes contextos comunicativos no ensino e na aprendizagem da Matemática.

 Comunicações:
PROPOSTAS DIDÁCTICAS POTENCIADORAS DE CONEXÕES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL – CONTRIBUTOS DO PROCESSO DE VALIDAÇÃO
O FEEDBACK EM RELATÓRIOS ESCRITOS NA AULA DE MATEMÁTICA
ANÁLISE DO MANUAL ESCOLAR DE MATEMÁTICA “AMIGUINHOS”, DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE

Poster
AS HISTÓRIAS E O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO NO PRÉ-ESCOLAR

 

Grupo A: A Comunicação na Aula de Matemática

Dinamizadores:

Conceição Costa (Escola Superior de Educação de Coimbra)

Isolina Oliveira (Universidade Aberta)

Resumo

A comunicação tem sido progressivamente valorizada no currículo de matemática. Esta é considerada quer como objectivo no desenvolvimento da capacidade transversal – comunicar matematicamente, quer como metodologia. Neste grupo de discussão abordaremos a complementaridade destas duas perspectivas, tendo como alvo particular a sala de aula (as interacções em presença, o tipo de questões colocadas, os momentos de discussão protagonizados, etc.).

 

Comunicações:
COMUNICAR E APRENDER MATEMÁTICA: DOIS CASOS DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
TRABALHO COLABORATIVO E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS PARA A COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA
COMUNICAR SEM VER: UM ESTUDO SOBRE FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM ALUNOS CEGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA
GESTO, JANELA PARA EXTERIORIZAR O PENSAMENTO VISUAL-ESPACIAL

Poster
CONSTRUIR RECTÂNGULOS: UMA TAREFA PARA O NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 

 

Grupo P: A Comunicação e o Professor de Matemática

Dinamizadores:

Helena Martinho (Universidade do Minho)

Lurdes Serrazina (Escola Superior de Educação de Lisboa)

Resumo

A comunicação tem sido progressivamente valorizada no currículo de matemática. Esta é considerada quer como objectivo no desenvolvimento da capacidade transversal – comunicar matematicamente, quer como metodologia. Neste grupo de discussão abordaremos a complementaridade destas duas perspectivas, tendo como alvo particular o papel do professor na sala de aula (as interacções em presença, o tipo de questões colocadas, os momentos de discussão protagonizados, etc.). Esse papel influencia e é influenciado quer pelas concepções que os professores têm sobre a comunicação quer pelas suas práticas e pelo seu conhecimento profissional.

 

Comunicações:
O PAPEL DO OUTRO (ALUNO) NA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DO 1.º CICLO
AUTO-REGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS PELOS ALUNOS, A ACÇÃO DO PROFESSOR
PRÁTICAS COMUNICATIVAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
EXPLICAR E NEGOCIAR SIGNIFICADOS: AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DE UMA CANDIDATA A PROFESSORA DE MATEMÁTICA
CONCEPÇÕES SOBRE A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA DE UMA FUTURA PROFESSORA