Oradores

Apresentamos os oradores que marcarão presença no dia 17 de fevereiro.


ANA MARGARIDA COITO

 Oradora da área de Ciências Biomoleculares

Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, desenvolveu competências no âmbito das ciências naturais e da vida que são fundamentais para a biomedicina laboratorial na saúde e na doença. Prosseguiu com os seus estudos no mestrado em Microbiologia do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, no qual contatou com diversos domínios em que o impacto e a ação de microrganismos são reconhecidamente relevantes na área da saúde humana, indústria e ambiente. Atualmente, está a desenvolver o seu doutoramento em Ciências Biomoleculares no ITQB-Nova em Oeiras, no qual estuda um grupo especial de enzimas que produzem hidrogénio, as hidrogenases, que são particularmente interessantes por terem uma elevada produtividade de hidrogénio e maior tolerância à inativação pelo oxigénio.

DR. AMÉRICO DUARTE

  Orador da área de Mecanismos de Conservação de Energia


Doutorado em 2011 em Bioquímica de proteínas pela FCT-UNL e atualmente investigador no ITQB-NOVA.
O Dr. Américo Duarte interessa-se por mecanismos de conservação de energia em sistemas bacterianos, de forma a que os microrganismos possa ser utilizados para benefício da sociedade. Ou seja, estuda metabolismos bacterianos com ênfase em mecanismos de conservação da energia de forma a usar os microrganismos em novas aplicações biotecnologias.


DIANA MARQUES

  Oradora da área de Agricultura Celular


Em 2019, a Diana Marques acabou a licenciatura em Bioquímica na FCT. 
Recentemente, concluiu o mestrado em Biotecnologia, onde na sua tese desenvolveu o que viria a ser o o projecto "Algae2Fish". Os seus principais focos são "electrospinning" e a bioimpressão 3D de "scaffolds" comestíveis e condutores, obtidos a partir de algas e plantas para aplicações na agricultura celular.

DIANA F. SOUSA

 Oradora da área de Bioinformática

Diana F. Sousa é Licenciada em Bioquímica e Mestre em Bioinformática e Biologia Computacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 2017 e 2019, respetivamente, onde atualmente realiza o Doutoramento em Informática.
Desde 2016, é investigadora no LASIGE, Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem o desenvolvimento de sistemas de mineração de texto que visam extrair informação biomédica da literatura, principalmente com foco nas relações entre entidades biomédicas e usando abordagens de aprendizagem profunda (i.e., deep learning) que recorrem a fontes externas de conhecimento.


CARMEN OLIVENÇA

 Oradora da área de Microbiologia Médica

Licenciou-se em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, especializando-se em Biologia Molecular e Genética. Realizou um mestrado em Microbiologia Médica pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, tendo concretizado a sua tese de mestrado no Instituto de Tecnologia Química e Biológica Antônio Xavier, onde permanece e é membro do grupo de investigadores que compõem o Laboratório de Desenvolvimento Microbiano.
Os seus principais interesses na investigação visam a descoberta de mecanismos moleculares de inibição de proteínas, essenciais à montagem das camadas superficiais de estruturas altamente resistentes, os esporos. Os esporos são veículos de recorrência e transmissão de doenças e, por isso, são o foco no desenvolvimento de estratégias terapêuticas de combate a patogénios de risco elevado.