Oradores

Professor Filipe Oliveira DM-FCT
Distâncias (in)acessíveis

Como pode o orador de uma palestra, sem sair do estrado em que se encontra, medir com total precisão a distância que o separa de um elemento da assistência?

Como mediu Eratóstenes (século III a.c.) o diâmetro da Terra?
Nesta breve apresentação daremos resposta a estas duas questões, que têm bem mais em comum do que o que pode parecer à primeira vista...

Professor Carlos A. Coelho DM-FCT
Intuição, Realidade, e a necessidade de processos sólidos de Análise de Dados

Tomando como base três problemas motivadores de alguma reflexão e discussão, pretende-se lançar alguma luz sobre a necessidade da realização dos devidos cálculos e da implementação de processos inferenciais sólidos quando se efectuam análises estatísticas, mesmo em situações que nos possam parecer serem de solução imediata e simples.

Através dos três problemas ou exemplos simples apresentados, são ilustradas situações em que a nossa intuição mais do que devidamente desenvolvida e treinada, tem que ser fundamentada nos devidos cálculos e análises estatísticas.
Finalmente tenta-se mostrar que por muito árdua que uma qualquer tarefa inferencial nos possa parecer, haverá sempre uma solução, bastando que para tal tenhamos suficiente conhecimento, engenho e arte.

Professor Ruy Costa DM-FCT
Da Guerra Submarina à FCT/UNL: uma viagem pela Investigação Operacional

A Investigação Operacional "nasce" na II Guerra Mundial, com a otimização de operações militares. As metodologias aí desenvolvidas são, posteriormente, implementadas na Indústria. Na Universidade a IO começa a ser estudada e sofre um grande impulso com o advento dos computadores.
Faremos uma introdução à origem e desenvolvimento da IO e a muitas das suas áreas mais relevantes. Referiremos a vasta oferta de unidades curriculares na área da IO na FCT/UNL ao longo dos últimos 30 anos.

Professor Jorge Buescu DM-FCUL
Comunicar Ciência no século XXI: a ténue fronteira entre liberdade e fraude

Jorge Buescu mostra‑nos como são ténues as fronteiras entre a liberdade e a fraude na ciência do séc. XXI. Mas não só: da primeira mulher galardoada com a Medalha Fields aos primos gémeos, do número de Deus ao matemático que ditou as tendências da moda Outono‑Inverno em 2010, as histórias que a matemática nos reserva não deixam de surpreender. 

Professor João Simões
Projeto Matemática & …

O projeto Matemática & ... , é um projeto dinamizado pelo Professor João Simões juntamente com as suas turmas de Ensino Secundário no Colégio Campo de Flores.

Essencialmente, consiste em convidar o aluno a estimular a sua curiosidade epistemológica, ajudando-o a construir o seu papel de indivíduo capaz de saber e capaz de criar, proporcionando-lhe o contacto com a “experiência” e cultura matemática, numa ótica que vai para lá dos limites da sala de aula e do manual.

Nesta breve apresentação será dado a conhecer este projeto e algumas das suas vozes.

Professor L. Trabucho de Campos DM-FCT

Breve Lição sobre Quase Nada

A Matemática encontra-se presente em todos os sectores da actividade humana, desempenhando um papel fundamental em qualquer área científica.

Porém, explicar tal facto em pouco tempo e a uma audiência ainda muito jovem e, por conseguinte, ainda não treinada nos raciocínios matemáticos, deixa-nos apenas a possibilidade de proferir uma breve lição sobre quase nada.


Professor Fábio Chalub DM-FCT

A matemática é o próximo microscópio da biologia

O título desta apresentação se refere a um artigo, já clássico, do matemático Joel Cohen.

Veremos como a relação entre matemática e biologia não se limita estudo de modelos cada vez mais complicados para problemas cada vez mais específicos.

Em particular, mostraremos como a compreensão profunda dos processos biológicos necessita cada vez mais da matemática. Exemplificaremos com os estudos da biologia evolutiva e da epidemiologia.


Blaise Thomson

Da matemática á inteligencia artificial

When we want a computer system to learn, most of the latest techniques being used are based on mathematics. This is true of the search engines we use, the recommendations we get on what to buy and the way our phones understand and predict what we want them to do. In this talk we will do a brief tour of some of the mathematical ideas used in artificial intelligence technologies today.