Título: Uma História da Criptografia
Responsável: Cláudio Fernandes
Resumo: A criptografia, ou a arte de escrever em código, surgiu com a própria escrita. Ao longo dos tempos manteve-se associada a impérios, reis, guerras, poder militar e hoje usamo-la todos os dias, sempre que acedemos à internet. Nesta sessão vamos viajar pelos principais sistemas criptográficos que fizeram a história desta ciência, descobrindo como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais.
Partindo das cifras de transposição e substituição propostas pelos gregos e romanos da antiguidade, passaremos pelos hábeis matemáticos da idade média, pela história de Maria Stuart, rainha da Escócia, e caminharemos em direcção ao século XX. Conheceremos aquela que foi a primeira grande máquina electromagnética de codificação de mensagens - a Enigma - responsável por assegurar aos Alemães, no início da segunda guerra mundial, as comunicações mais seguras do mundo, e o extraordinário matemático e cientista da computação Alan Turing. Já no final do século XX, veremos como os cientistas Merkle, Hellman, Diffie, e logo a seguir Rivest, Shamir, Addlemen, utilizando ferramentas puramente matemáticas, a aritmética modular e as propriedades dos “irreverentes” números primos, abriram portas aos sistemas criptográficos mais recentes, onde emissor e receptor de mensagens codificadas não têm de utilizar a mesma chave secreta.
Título: Questões de segurança na transmissão de informação
Responsáveis: António Malheiro, Duarte Chambel e Maria do Céu Soares
Resumo: Nos dias de hoje codificamos a maior parte da informação que transmitimos e deparamo-nos com dois grandes problemas: adulterações do código durante a transmissão (por perturbações de sinal) e o acesso indevido a informação confidencial (por interferência de pessoa(s) não autorizada(s)). Os códigos utilizados são concebidos visando o seu propósito especifico: há códigos com a capacidade de detectar erros de transmissão, códigos que têm a capacidade de auto-regeneração e códigos com a capacidade de ocultação. A Matemática está presente em tudo isto e permite-nos desenvolver técnicas que, aplicadas à Teoria de Informação e Criptografia, são essenciais para a comunicação em segurança. Vem SABER MAIS, porque os desafios são imensos!
Título: Como guardar um segredo?
Responsável: Tânia Paulista e Beatriz Salvador
Resumo: Hoje em dia é cada vez mais importante proteger determinados códigos. Desde o código de abertura da caixa forte de um banco, ao código de lançamento de um míssil, passando pelo código da nossa conta bancária, todos devem só ser conhecidos através das senhas que cada pessoa, de um grupo restrito, tem. Por exemplo, a caixa forte de um determinado banco só será aberta com as senhas do gerente e do caixa. E unicamente com a união destas duas senhas é que a caixa forte abre. Neste módulo veremos como a Matemática pode contribuir para que um código não consiga ser facilmente roubado.