Matemática e Cosmos

 

 


Conhecendo o Passado

Título: A Matemática e o Cosmos

Responsável: Luís Trabucho de Campos

Resumo: Nos primórdios da humanidade, a observação do Cosmos levou o homem a introduzir as noções de dia, de semana, de mês e de ano, conduzindo-o, deste modo, à noção de calendário. Mais tarde, com o advento da Geometria, foi capaz de medir, com rigor, o raio da Terra, a distância da Terra à Lua, para citar apenas alguns exemplos.

Esta procura do conhecimento do mundo que o rodeia conduziu, entre outros, a enormes desenvolvimentos Matemáticos que, por sua vez, proporcionaram um conhecimento do Cosmos mais exacto, numa interacção entre conhecimento e desenvolvimento científico que perdura até hoje.

Nesta sessão, apresentaremos, de forma sucinta, a história desta interacção, isto é, passaremos em revista os factos mais marcantes do conhecimento Matemático, que estão directamente relacionados com o aprofundar do conhecimento do mundo em que vivemos.

 


Sabendo Mais

Título: Com a Matemática, à descoberta do Cosmos

Responsável: José Maria Gomes

Resumo: A palavra Cosmos é uma palavra grega, que no seu sentido original significa Ordem. Por exemplo, a palavra Cosmética significa "O sentido da Ordem''. Quando falamos da beleza da Matemática fazemo-lo provavelmente neste sentido: a beleza na intuição e na descoberta das leis do Cosmos.

Neste curso iremos falar da Matemática que nos ajuda a ordenar a realidade, nas suas diversas escalas: do pequeno átomo ao grande aglomerado de galáxias. Ou seja, do microcosmos ao macrocosmos. Na pesquisa, seremos um pouco como o homem de Vitrúvio, imortalizado num desenho de Leonardo da Vinci, procurando a sua ligação ao Universo através das formas matemáticas do círculo e do quadrado. Os nossos instrumentos matemáticos não serão, porém, a régua e o compasso, mas as suas versões modernas: a análise matemática, a álgebra, as equações diferenciais e as probabilidades.

 


O Saber em Acção

Título: Calculando a Idade das Estrelas: Uma breve introdução à Optimização

Responsável: Ana Luísa Custódio

Resumo: O conhecimento de alguns parâmetros estelares, em particular os valores da massa e da idade, permite a caracterização da estrutura interna e da evolução de uma estrela. A determinação destes parâmetros tem ainda um impacto mais abrangente em Astrofísica, nomeadamente ao nível das teorias que descrevem a formação dos sistemas planetários e de estrelas e das teorias que descrevem a evolução química das galáxias. 

Para a generalidade das estrelas, exceptuando-se o caso do Sol, o valor destes parâmetros não pode obter-se a partir da observação directa de outras grandezas físicas com eles relacionados. A sua determinação conduz a um problema de Optimização.

Com esta motivação subjacente, faremos uma breve incursão na área da Optimização, introduzindo conceitos, metodologias e técnicas relacionados com esta área do conhecimento, que posteriormente permitirão o cálculo da idade de uma estrela.

 


 

Horário