Mestrado em Ensino da Matemática - Um olhar sobre a formação e respetivas saídas profissionais

20th January - 14:30 (Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87292833142

Um olhar sobre a formação e respetivas saídas profissionais

A formação em Ensino da Matemática - Helena Rocha

O Mestrado em Ensino da Matemática (MEM) inclui formação na área da Matemática, da Educação e da Didática da Matemática. Nesta intervenção serão apresentadas estas três dimensões, através de um olhar sobre o plano curricular. O MEM é uma formação muito orientada para a futura prática profissional, pelo que será dado destaque à apresentação desta característica a partir de alguns exemplos concretos. As saídas profissionais (que não se limitam à opção de ser professor) e a grande oferta de trabalho presentemente existente, serão igualmente abordadas.

A prática profissional em Ensino da Matemática - Paula Teixeira

A formação no âmbito do MEM inclui oportunidades de trabalho em sala de aula com alunos reais. Nesta intervenção serão apresentadas, por uma professora com experiência nesta dimensão da formação nas escolas, as principais características desta vertente da formação com particular enfoque no Estágio Pedagógico.

A experiência de formação no âmbito do MEM - Inês Guerreiro

Muito embora todos possamos pensar que sabemos o que é ser professor, muitas vezes o Ensino da Matemática envolve mais do que poderíamos pensar à primeira vista. Esta intervenção terá por base o confronto entre as expectativas iniciais e a realidade da formação no seio do MEM tal como vivida por uma futura professora que iniciou muito recentemente a sua formação.

O Ensino da Matemática após o MEM - Carina Aires

Sendo o MEM um mestrado de carácter profissionalizante, esta intervenção visa refletir sobre os contributos que a formação trouxe a uma professora de Matemática presentemente em exercício. Desde as características da formação recebida, à forma como esta prepara o futuro professor para enfrentar os desafios de uma profissão, sem esquecer que a situação de pandemia que vivemos veio inevitavelmente criar desafios adicionais que colocam à prova até os professores mais experientes.

Helena Rocha

Helena Rocha é coordenadora do MEM onde leciona algumas unidades curriculares. Licenciada em Matemática e doutorada em Educação na especialidade de Didática da Matemática é membro integrado do centro de investigação CICS.NOVA. Os seus principais interesses de investigação focam-se no conhecimento e no desenvolvimento profissional do professor de Matemática.

Paula Teixeira

Paula Teixeira é professora de Matemática na Esc. Sec. João de Barros e supervisora de estágio pedagógico no âmbito do MEM. Licenciada em Matemática e doutorada em Ciências de Educação na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular é membro integrado do centro de investigação CICS.NOVA. Os seus principais interesses de investigação centram-se no desenvolvimento curricular e no ensino da Matemática com tecnologia.

Inês Guerreiro

Inês Guerreiro frequenta o 1.º ano do MEM, sendo licenciada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pela Universidade do Algarve. Ser professora e ensinar Matemática encontram-se entre os seus principais desejos de futuro profissional.

Carina Aires

Carina Aires concluiu o MEM em 2019, onde ingressou com uma licenciatura em Matemática pela FCT-UNL. Atualmente é professora de Matemática do 3.º ciclo e do ensino secundário no Colégio Minerva.