Mestrado em Estatística para a Saúde: a Estatística ao Serviço da Saúde

21st January - 11:30 (Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87292833142

A Estatística ao Serviço da Saúde - Isabel Natário
O Mestrado em Estatística para a Saúde é um mestrado conjunto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da mesma Universidade. É dirigido a detentores de um 1º ciclo em ciências da saúde, matemática, estatística ou áreas afins.
O Mestrado em Estatística para a Saúde tem como objectivo formar pessoas com conhecimentos e competências teóricas fundamentais em estatística e com as competências práticas necessárias para aplicar corretamente os métodos estatísticos mais usualmente empregues na área das ciências da saúde, na investigação médica e na epidemiologia, na resolução adequada de problemas da área da saúde.

Um dos pontos fortes do Mestrado em Estatística para a Saúde é a sua interdisciplinaridade, o que é garantido através de um corpo docente diversificado nas suas áreas de investigação e ensino nas aplicações em saúde, permitindo um ambiente de trabalho rico e variado. Este programa é oferecido através de plataformas de eLearning e sistema de streaming (webminars), em língua portuguesa e utilizando tecnologias e modelos pedagógicos modernos.

Modelos Lineares Generalizados na Saúde - Inês Sequeira

Os modelos lineares generalizados (MLG) são uma técnica de modelação estatística para análise de dados em problemas reais em áreas desde a saúde, economia (banca, seguros, mercado imobiliário) ao ambiente. Estes modelos foram propostos por Nelder and Wedderburn (1972) como uma extensão do modelo linear normal, onde o objetivo principal é o de estudar a relação entre variáveis, mais precisamente em analisar a influência que uma ou mais variáveis têm sobre uma variável de interesse. Nesta sessão serão ilustradas algumas aplicações no âmbito da saúde e no contexto da unidade curricular MLGA do Mestrado em Estatística para a Saúde.

A história do aluno Alexandre Alves no Mestrado em Estatística para a Saúde - Alexandre Alves

Alexandre Alves é detentor de um 1º ciclo em ciências da saúde, matemática, estatística ou áreas afins. Edições passadas contaram com alunos de medicina, ciências farmacêuticas, matemática, ciências biomédicas, física, ciências bioquímicas, nutrição, psicologia, administração, gestão em saúde entre outras áreas. O aluno do 2º ano do MES Alexandre Alves vai dar o seu testemunho sobre o que o levou a juntar-se a este mestrado, após ter-se licenciado em Engenharia de Produção Industrial pela FCT-NOVA, trabalhado nessa área durante uns anos tendo depois e até hoje fundado e dirigido uma empresa de apoio domiciliário.

Isabel Natário

Isabel Natário é professora auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada em Estatística e Investigação Operacional, investigadora no Centro de Matemática e Aplicações da Universidade Nova de Lisboa. As suas áreas de interesse, são estatística espacial, estatística Bayesiana, epidemiologia, estudos ecológicos e outras metodologias estatísticas no contexto da saúde, das ciências da vida e do ambiente, áreas onde tem publicado artigos científicos e um livro. É coordenadora do Mestrado em Estatística para a Saúde e da Pós-Graduação em Estatística Aplicada à Saúde, tendo estado na génese de ambos os cursos.

Inês Jorge Sequeira

Inês Jorge Sequeira é Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e membro do Centro de Matemática e Aplicação (CMA). É mestre em Ciências Actuariais (2002) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa e doutorada em Matemática, especialidade Estatística (2009) pela Universidade Nova de Lisboa. Seus interesses atuais de investigação incluem Estatística aplicada às Ciências da Saúde e Genética.

Alexandre Alves
António Alexandre de Oliveira Alves licenciou-se em Engenharia de Produção Industrial pela FCT-NOVA em 1996.
Iniciou a sua atividade profissional em 1995 no departamento de sistemas de qualidade da Compta RH (Lisboa), empresa de consultoria. Entre outras funções, acompanhou vários projetos de implementação de sistemas de garantia da qualidade (certificação ISO 9000) em Empresas Industriais e de Serviços.
Em Novembro de 1997 ingressou, como adjunto do Diretor Industrial, na Empresa Júlio Macedo, Lda, (Barreiro) fabricante de luminárias para iluminação fluorescente. Assumiu a supervisão das várias chefias de secção (metalomecânica, pintura, injecção / extrusão de plásticos, refletores em alumínio, componentes metálicos e montagem / eletrificação). Em 2002 passou a Diretor de Produção, acumulando as responsabilidades sobre o planeamento da produção e gestão de stocks.
Em Agosto de 2006 foi cofundador da Almasasial, Lda (marca comercial - Home 24), Empresa de Apoio Domiciliário a pessoas idosas e dependentes, mantendo-se como sócio-gerente até à atualidade. Sendo uma pequena Empresa, as suas funções percorrem toda a atividade da Empresa com enfase na gestão administrativa e operacional da Empresa, incluindo controlo de custos, cálculo de KPI, recrutamento de cuidadoras, visitas de avaliação de potenciais Clientes, elaboração de propostas, entre outros.

Desde Setembro de 2019, estudante do Mestrado de Estatística Para a Saúde na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.