Um olhar de suporte tecnológico sobre a matemática que nos rodeia

António Domingos, Helena Rocha e Margarida Carvalho

A realidade que nos rodeia é rica em situações que a Matemática nos pode ajudar a compreender melhor. As tecnologias oferecem-nos um vasto conjunto de recursos que permitem não só a recolha de dados a partir de experiências, como também a sua análise, tendo em vista simultaneamente um melhor conhecimento sobre o fenómeno e a aprendizagem matemática. Nesta apresentação recorreremos a sensores para recolher dados de situações reais, discutindo posteriormente como uma análise de carácter matemático dessas situações nos ajuda a conhecê-las melhor, mas também como pode ser uma forma de ensinar e aprender Matemática.

A technological look at the mathematics surrounding us

The reality around us is rich in situations that Mathematics can help us to understand better. Technologies offer us a wide range of resources that allow not only the collection of data from experiences, but also their analysis, intending simultaneously to improve knowledge about the phenomenon and to learn Mathematics. In this presentation, we will use sensors to collect data from real situations, discussing how a mathematical analysis of these situations helps us to know them better, but also how it can be a way to teach and learn Mathematics.

Apresentação do Mestrado em Ensino da Matemática - Helena Rocha

__________________________________________________

António Domingos

António Domingos é licenciado em Matemática e Desenho (ramo ensino), Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela FCT NOVA. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma Faculdade, lecionando no Mestrado em Ensino da Matemática, no Mestrado em Educação e no Programa Doutoral em Ciências da Educação. É Coordenador da UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, onde tem integrado e liderado projetos de investigação financiados. É membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), editor da secção Tecnologias na Educação Matemática da revista Educação e Matemática e membro da equipa responsável pela elaboração das Aprendizagens Essenciais para o ensino secundário (novos programas). Os seus interesses de investigação centram-se no ensino da matemática e na integração da tecnologia, sendo orientador de diversos alunos de mestrado e de doutoramento.

Helena Rocha

Helena Rocha é licenciada em Matemática e doutorada em Educação, na área de Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa e correntemente é docente no Departamento de Matemática da FCT NOVA. Os seus interesses de investigação centram-se no conhecimento e desenvolvimento profissional do professor de matemática em contexto de integração da tecnologia, sendo autora de diversas publicações na área. Atualmente é orientadora de vários alunos de doutoramento e de mestrado, um dos quais no âmbito de uma parceria internacional. É ainda coordenadora do mestrado em Ensino da Matemática da FCT NOVA, editora da secção Vamos Jogar da revista Educação e Matemática e membro do corpo editorial da revista Research in Mathematics Education. Membro ativo na comunidade nacional e internacional, foi-lhe recentemente atribuído o prémio de publicação científica CICS.NOVA 2021.

Margarida Carvalho

Margarida Carvalho é licenciada em Matemática pela FCT NOVA e aluna do mestrado em Ensino da Matemática da mesma faculdade. Presentemente encontra-se a realizar estágio numa escola da grande Lisboa, onde, sob orientação da Prof. Helena Rocha, está também a desenvolver o seu trabalho de investigação sobre os contributos do jogo para a aprendizagem matemática dos alunos. Ser professora e ensinar Matemática encontram-se entre os seus principais desejos de futuro profissional.