Cursos/Projectos

Curso/Projecto 1

Título: Matemática Financeira

Responsáveis: Marta Faias e Pedro Mota 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: Filipe Lopes

Resumo: Diariamente são transacionados milhares de milhões de euros em ativos financeiros por todo o mundo. Quer sejam ações de empresas, quer sejam produtos financeiros complexos, a matemática é fundamental para perceber as dinâmicas que estão por trás dos seus preços. Neste projeto pretende-se que os alunos aprendam a determinar e reproduzir os preços de alguns desses ativos utilizando o conceito de não arbitragem e a famosa fórmula de Black-Scholes.

Curso/Projecto 2

    

Título: Equações diferenciais - uma introdução.

ResponsáveisJosé Maria Gomes e António Oliveira 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: Vítor Augusto 

ResumoUma equação diferencial é uma equação cuja incógnita é uma função, relacionando os valores da função com os da sua derivada. Por exemplo, a função exponencial é solução da equação diferencial y'=y. As equações diferenciais são um ramo muito importante da Matemática. Elas permitem modelar e resolver problemas em áreas tão diversas como a física, a economia ou a biologia. Neste pequeno curso da MatNova iremos aprender a resolver equações diferenciais muito simples provenientes de problemas reais. Deste modo, verás com a Matemática pode ser útil e bonita ao mesmo tempo.

Curso/Projecto 3

Título: M4t3m4t1c4, 35p1õ3% e R41nh4%     D3c4p1t4d4%

ResponsáveisCláudio Fernandes e Joaquim Nogueira  

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: André Gouveia

ResumoConseguiste decifrar o nome do Curso ? Então estás apto a realizá-lo connosco. Vamos viajar juntos pela História da Criptografia e descobrir como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais. Nessa viagem vais aprender alguns dos principais Métodos e Algoritmos de Criptografia e a Matemática envolvida em cada um deles. Ficarás a saber a importância dos números primos nos processos de codificação modernos e no final terás aprendido muita Matemática, conseguirás fazer contas secretas e, com o resto do grupo, vais conseguir comunicar com um código e um programa só nosso!  4t3´ j4´!

Curso/Projecto 4

Título: Gestor Logístico (M/F) - Precisa-se

ResponsáveisAna Luísa Custódio e Carmo Brás 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: 

ResumoEmpresa farmacêutica procura colaborador com gosto pela Matemática, entusiasmo, iniciativa e vontade de aprender. Oferece um conjunto de problemas logísticos para resolução: previsão de vendas, definição de planos de produção, gestão de inventário, distribuição de produto. 

Neste projeto, pretende-se que os alunos assumam o papel de um gestor logístico de uma grande empresa. Ao responder a cada uma das questões colocadas no contexto deste caso de estudo, far-se-á uma breve incursão por diferentes subdomínios da Investigação Operacional, nomeadamente: modelos de previsão, modelos de gestão de inventário e otimização nas suas diferentes vertentes. 

Curso/Projecto 5

Título: Um breve olhar pela codificação

ResponsáveisJoão Cabral e Isabel Cabral 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: Diogo Álvares

Resumo: Neste curso introduz-se o problema da codificação de mensagens em código binário e de forma a que seja possível detetar e/ou corrigir erros quando a mensagem é transmitida através de um canal com ruído. Apresentam-se conceitos básicos de Aritmética Modal e Matrizes e, posteriormente, estudam-se Códigos Binários Lineares, Distâncias de Hamming e Matrizes Padrão de Slepian.

Curso/Projecto 6

Título: Faz contas à vida

Responsáveis: Paulo Doutor e Paula Rodrigues 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: Rita Ribeiro

ResumoO estudo de fenómenos biológicos através de modelos matemáticos é extremamente rico, pois estes revelam propriedades surpreendentes que obrigam a rever a forma como sistemas biológicos originais são interpretados. A propagação de doenças e a evolução de uma população ao longo do tempo são dois exemplos da aplicação supreendente da Matemática no estudo da Biologia que serão desenvolvidos neste projeto.

Curso/Projecto 7

Título: αὐτόματον: agindo por vontade própria

ResponsáveisAntónio Malheiro e Vítor Hugo Fernandes 

(Departamento de Matemática, FCT/UNL)

Monitor: Rita Caneco

ResumoOs autómatos surgiram no anos 40 e 50 do século XX como modelos matemáticos idealizados com o objetivo de modelar determinados mecanismos. Atualmente estes conceitos abstratos são usados pelos cientistas da computação no planeamento e construção de importantes componentes de software e de hardware ou tão-somente de uma vulgar calculadora. Pretende-se introduzir os alunos nesta fascinante aventura ao interior do engenho humano, através de problemas como sejam o projeto de um elevador, a construção de uma calculadora ou até de uma máquina de venda automática.