Seminários

Seminário 1

Título: Como se calcula a idade de uma estrela?

Orador: Ana Luísa da Graça Batista Custódio | Departamento de Matemática (unl.pt)

Biografia: Ana Luísa Custódio é Professora Associada no Departamento de Matemática da NOVA FCT e investigadora do Centro de Matemática e Aplicações (NOVA Math), integrada no grupo de Investigação Operacional. É doutorada em Matemática pela NOVA FCT, mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST e licenciada em Matemática também pela NOVA FCT.

A sua principal área de investigação é a Otimização Não Linear, com foco em Otimização Sem Derivadas. Interessa-se ainda por temas relacionados com Otimização Multiobjetivo e com Otimização Global. É co-autora de diversos códigos computacionais de última geração, como subproduto da investigação realizada.

Fez parte da Direção da Associação Portuguesa de Investigação Operacional e do Centro Internacional de Matemática. Presentemente, é Diretora do NOVA Math e Editora Associada do Journal of Optimization Theory and Applications e da revista Optimization Methods and Software.

Resumo: Neste seminário vais perceber a importância da Matemática na resolução deste e de muitos outros problemas, onde a palavra-chave é Otimizar. Recordando ou travando conhecimento com as derivadas, conceito muito útil em Otimização, iremos também abordar situações em que as derivadas não podem ser utilizadas, sendo necessárias alternativas ao seu uso.

Seminário 2

Título: Desperdício Alimentar – Portugal vs. Polónia.

Orador: Vítor Augusto (CMA, Department of Mathematics, NOVA School of Science and Technology, Universidade NOVA de Lisboa)

Resumo: Nos dias que correm, deparamo-nos com uma crise energética e ambiental, e um dos fatores que para isso contribui é a produção de alimentos. Assim sendo, queremos evitar ao máximo o seu desperdício.

Neste trabalho fomos estudar o desperdício alimentar em Portugal e na Polónia, e fomos ver as relações existentes entre as respostas dadas por cada população, utilizando Análise de Componentes Principais e o Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Conseguimos concluir que existem diferenças significativas entre as duas populações.


Seminário 3

Título: Vamos festejar no Marquês de Pombal.

Orador: Nélia Amado (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve).

Resumo: Todos os anos ouvimos ou lemos as seguintes notícias:

"Milhares encheram o Marquês, …, não havia um espaço por preencher. Com o cair da noite, todos os caminhos foram dar ao Marquês de Pombal, para onde rumaram os novos campeões."

Será possível calcular quantas pessoas estavam nesta festa? Não parece possível calcular o número exato de pessoas, mas é possível fazer uma estimativa do número de pessoas presentes.

Este tipo de problemas, conhecidos por Problemas de Fermi não têm uma solução única, mas através de cadeias de raciocínios baseadas em pressupostos e estimativas é possível chegar a um valor o mais próximo possível da realidade.


Seminário 4

Título: Alice, Bob, espiões, e mensagens secretas.

Orador: João Ribeiro (Departamento de Informática DI FCT, IST)

BiografiaJoão Ribeiro é Professor Auxiliar no Departamento de Informática da NOVA FCT e investigador do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics. Em Agosto de 2024 inicia funções como Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

É doutorado em ciências da computação pelo Imperial College London (2021), mestre em ciências da computação pelo ETH Zurich (2017), e licenciado em matemática aplicada e computação pelo Instituto Superior Técnico (2015). Antes de chegar à NOVA FCT, foi postdoc no Departamento de Ciências da Computação da Carnegie Mellon University (2021-2023). De entre várias visitas de investigação prolongadas, participou recentemente como cientista convidado no programa semestral "Error-Correcting Codes: Theory and Practice" do Simons Institute for the Theory of Computing da University of California, Berkeley.

Os seus interesses centram-se na teoria da computação, com ênfase nos fundamentos da criptografia e na teoria de códigos e da informação.

Resumo: A Alice quer enviar uma mensagem secreta ao Bob sem que a sua inimiga, Eve, a consiga descodificar. Será que os conseguimos ajudar? O estudo deste problema é importante não só para intrigas amorosas, mas também para proteger toda a nossa comunicação através da Internet.

Neste seminário vamos explorar o desenho de cifras criptográficas. Começaremos por quebrar algumas cifras usadas na antiguidade. Depois, veremos como simples observações matemáticas nos permitem desenhar cifras inquebráveis.