Oficina de Formação

O ProfNova 2015 oferece aos professores a possibilidade de investirem em novas ferramentas para o ensino da matemática, através de uma oficina de formação acreditada (1.4 créditos) de 36 horas, sendo 18 horas de trabalho conjunto (15 horas presenciais e 3 horas a distância)  e 18 horas de trabalho individual autónomo.

Esta oficina é destinada aos professores do grupo de recrutamento 110, 230 e 500 e constitui uma oportunidade de discutir perspetivas e estratégias de ensino num plano teórico e de debate, bem como, aprofundar conhecimentos sobre diferentes áreas da matemática e discutir a sua aplicação no contexto de sala de aula.

Especificamente, a oficina pretende que cada formando possa

  • Aprofundar conhecimentos sobre diversas áreas da matemática tendo por objetivo o desenvolvimento de atividades adequadas aos conhecimentos dos alunos que podem ser usados em formato de sala de aula;
  • Debater no plano teórico aspetos relacionados com a didática da matemática;
  • Fomentar a troca de experiências, de conhecimentos e ideias;
  • Elaborar alguns materiais e atividades prontas a utilizar na sala de aula.

As temáticas da oficina foram definidas de acordo com as preferências indicadas pelos professores e são:

  • Excel - Utilização de ferramentas de folha de cálculo para a utilização em contexto de sala de aula, na exploração de atividades matemáticas e também na gestão de turmas. Para esta temática os participantes terão de trazer o seu computador portátil.
     
  • Latex - Aplicação da linguagem de script Latex para elaboração de textos científicos de elevada legibilidade, nomeadamente fichas de trabalho e enunciados de testes. Para esta temática os participantes terão de trazer o seu computador portátil.
     
  • Lógica - Com a reintrodução no programa do Secundário da Lógica, surge a necessidade de rever os respetivos conteúdos e desenvolver problemas que os permitam abordar enquanto fundamentos da Matemática e raciocínio lógico mas também como ferramentas que permitem resolver problemas em contexto real.

Esta oficina será realizada em três sessões distintas descritas no Programa, sendo a primeira realizada nos dias 4 e 5 de Setembro, no Dep. de Matemática da FCT/UNL. A segunda sessão será não presencial mas conjunta, em meio tecnológico, data e horário a definir com os formandos e terá a duração de 3 horas.  A terceira e última sessão será presencial, no Dep. de Matemática da FCT/UNL, e terá a duração de 4 horas.


A avaliação da oficina será feita a partir de três elementos de avaliação que incidem sobre o trabalho desenvolvido pelos formandos entre 4 e 5 de setembro (primeira sessão presencial) e a terceira sessão

     50% - Relatório entregue em formato digital uma semana após a terceira sessão. Inclui uma reflexão crítica sobre a primeira sessão e a descrição do trabalho desenvolvido posteriormente.

     25% - Apresentação efetuada na segunda sessão.

     25% - Apresentação oral na terceira sessão.

 

O resultado final da avaliação final será expressa através das seguintes menções qualitativas:

            «Excelente» - de 9 a 10 valores;

            «Muito Bom» - de 8 a 8,9 valores

            «Bom» - de 6,5 a 7,9 valores

            «Regular» – de 5 a 6,4 valores

          «Insuficiente» – de 1 a 4,9 valores