O ProfNova 2015 oferece aos professores a possibilidade de investirem em novas ferramentas para o ensino da matemática, através de uma oficina de formação acreditada (1.4 créditos) de 36 horas, sendo 18 horas de trabalho conjunto (15 horas presenciais e 3 horas a distância) e 18 horas de trabalho individual autónomo.
Esta oficina é destinada aos professores do grupo de recrutamento 110, 230 e 500 e constitui uma oportunidade de discutir perspetivas e estratégias de ensino num plano teórico e de debate, bem como, aprofundar conhecimentos sobre diferentes áreas da matemática e discutir a sua aplicação no contexto de sala de aula.
Especificamente, a oficina pretende que cada formando possa
As temáticas da oficina foram definidas de acordo com as preferências indicadas pelos professores e são:
Esta oficina será realizada em três sessões distintas descritas no Programa, sendo a primeira realizada nos dias 4 e 5 de Setembro, no Dep. de Matemática da FCT/UNL. A segunda sessão será não presencial mas conjunta, em meio tecnológico, data e horário a definir com os formandos e terá a duração de 3 horas. A terceira e última sessão será presencial, no Dep. de Matemática da FCT/UNL, e terá a duração de 4 horas.
A avaliação da oficina será feita a partir de três elementos de avaliação que incidem sobre o trabalho desenvolvido pelos formandos entre 4 e 5 de setembro (primeira sessão presencial) e a terceira sessão
➢ 50% - Relatório entregue em formato digital uma semana após a terceira sessão. Inclui uma reflexão crítica sobre a primeira sessão e a descrição do trabalho desenvolvido posteriormente.
➢ 25% - Apresentação efetuada na segunda sessão.
➢ 25% - Apresentação oral na terceira sessão.
O resultado final da avaliação final será expressa através das seguintes menções qualitativas:
«Excelente» - de 9 a 10 valores;
«Muito Bom» - de 8 a 8,9 valores
«Bom» - de 6,5 a 7,9 valores
«Regular» – de 5 a 6,4 valores
«Insuficiente» – de 1 a 4,9 valores