A Ação de Formação tem uma duração de 15 horas (0.6 créditos).
A ação está dividida em 4 blocos distintos :
Bloco 1:
Workshop “Plataforma Moodle” : Utilização da plataforma de e-learning moodle no contexto do ensino da Matemática (totalizando 3 horas)
Bloco 2: (escolher uma das quatro opções)
Curso (totalizando 7 horas)
Os cursos têm por base programas devidamente acreditados e são ministrados por formadores igualmente acreditados.
Programação linear: Otimização em sala de aula: Uma introdução à Programação Linear e suas extensões [Resumo:Esta acção de formação tem como grande objectivo fornecer uma introdução à Programação Linear, desde a modelação e estruturação de problemas, até à introdução de algoritmos básicos de resolução, com enfoque na visualização gráfica e nas aplicações computacionais. Pretende-se ainda abordar algumas extensões da Programação Linear, nomeadamente resultantes da introdução de variáveis inteiras e/ou binárias.]
Geometria: Geometria dinâmica [Resumo: Discussão de problemas de geometria e sua pertinência no ensino.Elaboração de actividades para os alunos (sessões presencais e trabalho autónomo). Utilização de software de geometria dinâmica para testar conjecturas (método experimental)]
Análise numérica: As calculadoras, por vezes, levam-nos ao engano [Resumo: Com a utilização das calculadoras e computadores para o estudo de conceitos matemáticos ao nível do terceiro ciclo e ensino secundário abriu-se uma nova perspectiva na exploração intuitiva desses mesmos conceitos. No entanto, erros associados à representação numérica nas calculadoras podem conduzir a resultados falsos. Neste curso pretende-se explorar algumas destas situações e formas de solucionar as mesmas recorrendo a uma forma alternativa de formular o problema ou usar um método adequado à resolução do mesmo. Como ferramenta será usada o programa wxMaxima.]
Grafos: Saber mais para ensinar melhor! [Resumo: Começando por uma introdução histórica e dos conceitos básicos de Teoria de Grafos, pretende-se aprofundar alguns conhecimentos deste tema de forma a dar uma formação mais sólida e profunda àqueles que a terão de transmitir aos alunos.]
Bloco 3:
Sessão Plenária e mesa redonda sobre Ensino e Sessão Temática sobre Ensino do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2014 (totalizando 2 horas e 30 minutos)
Bloco 4:
“MatNova – resultados e ideias” (totalizando 2 horas e 30 minutos)
Os formadores dos blocos 1, 2 e 4 são docentes do Departamento de Matemática da FCT/UNL.
Programação linear: [10-20]
Geometria: [3 -12]
Outras Ações de Formação acreditadas para professores da FCT podem ser consultadas aqui.