REGULAMENTO

Composição da equipa

Uma equipa é constituída por no mínimo 2 e no máximo 3 participantes.

Um estudante é considerado "elegível" para participante se estiver inscrito numa instituição do ensino secundário, no ano letivo em que se realiza a prova.

Um estudante só pode concorrer por uma instituição.

Um membro da instituição representada deve comprovar a elegibilidade dos participantes.

Cada equipa deverá ter um treinador (um professor) que servirá de representante da equipa antes e durante o concurso.

No máximo, uma instituição pode levar duas equipas ao ToPAS Lx.

Ambiente da prova

Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante aos das outras equipas.

Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Pascal. Será também disponibilizado Python (3).

Os programas deverão residir num único ficheiro e deverão obedecer às normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal). Será permitido o uso de STL no C++ e dos packages habituais do Java.

Todos os computadores estarão equipados com o sistema Linux (distribuição Ubuntu).

Serão instalados os editores de texto mais populares do Linux (emacs, vi, etc).

As equipa estão impedidas de levar todo o tipo de material auxiliar, incluindo livros ou resumos, bem como dispositivos eletrónicos com capacidade de armazenamento, processamento ou acesso à Internet, como computadores, tablets, telemóveis, smartwatches, pens ou calculadoras.

O trabalho das equipas será desenvolvido localmente em cada máquina. Quando a equipa entender adequado, deverá submeter a sua solução (o programa fonte) para um dado problema ao sistema automático de avaliação. O ambiente de submissão está integrado no browser.

Concurso e problemas

O concurso tem a duração de 4 horas para tentar resolver 6 a 7 problemas.

Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem de programação.

Quando uma equipa tiver um programa que considera que resolve um problema, submete-o ao júri do concurso, que o avalia, dizendo se o programa é aceite (está correto) ou se está incorreto. As submissões incorretas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "runtime error", "time limit exceeded", "memory limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest rule violation".

A avaliação das submissões será feita por um sistema automático de avaliação cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri constituído por docentes do DI - FCT NOVA.

Classificação

As equipas são classificadas com dois critérios:

  1. Maior número de problemas resolvidos;
  2. (Em caso de empate no número de problemas resolvidos) Menor soma dos tempos gastos para resolver esses problemas.

O tempo gasto para resolver um problema é o tempo que decorreu desde o início do concurso até à submissão que foi aceite mais 20 minutos de penalização por cada submissão incorreta a esse problema.