Bem vindos à secção
"talks"
Os "Talks" vão-se realizar no mesmo dia que a JORTEC (Bio)Químicos pelo Mundo 2014, ao longo da mesma.
Definimos a secção Talks como uma resposta a várias perguntas. Esta particularidade do dia vai-te esclarecer todas as tuas questões, tais como: O que vai acontecer quando deixar a faculdade? O que vou fazer e como o vou fazer? E se decidir sair de Portugal, o que acontece? Se tivesses oportunidade, gostarias de saber como outros estudantes responderem a estas perguntas?
Estes Talks de várias pessoas dão-te a hipótese para arranjares respostas para estas perguntas.Tu aqui vais ouvir, pela voz de diferentes pessoas, o que fazem profissionalmente e como conseguiram chegar onde chegaram, estudantes que outrora estavam sentados no teu lugar.Vais ouvir as experiências deles, as ambições que eles tinham e o que fizeram quando não deu certo.Vais poder ouvir e vais poder perguntar tudo o que quiseres, tudo o que aches que é importante para o teu futuro.
Vamos ter pequenas transmissões de videos com investigadores que trabalham no estrangeiro e que fizeram os seus estudos na nossa faculdade. Vais ter investigadores a falar em directo e podes fazer as perguntas que tanto te incomodam. Vais ouvir falar de percursos diferentes, que nem te ocorrem que um (Bio)Químico possa seguir.
Vai consistir em breves testemunhos, mas várias vezes ao longo do dia. Os oradores que vos apresentamos são ex-alunos da FCT-UNL e têm todo o gosto em partilhar a sua experiência com todos nós!
Oradores:
Licenciou-se em 2000 em Química Aplicada, perfil de Química Orgânica. Actualmente é investigador no Australian Synchrotron, em Melbourne, na Austrália, sendo especialista em Cristalografia de Raio X de biomoléculas. Em 2011 foi coautor de um artigo na revista Nature com o Prémio Nobel da Química de 2012, Brian Kobilka. De acordo com o Comité Nobel, nesse artigo: “Brian Kobilka e a sua equipa capturaram uma imagem do recetor adrenérgico-β no momento exacto em que é ativado por uma hormona e envia um sinal para dentro da célula”, salientando que “esta imagem é uma obra- prima molecular”. Texto parcialmente retirado de: http://dererummundi.blogspot.pt/2012/10/o-portugues-que-trabalho-com-o-nobel-da.html
Diana Mendes Freire licenciou-se em Química Aplicada em 2010 e obteve o seu mestrado em Bioquímica Estrutural e Funcional no ano de 2012, sempre na FCT/UNL. É actualmente estudante de doutoramento no EMBL (European Molecular Biology Laboratory) em Hamburgo desde Setembro de 2012. Em 2011 foi distinguida com um apoio ao abrigo do Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Mais informação em: http://www.linkedin.com/pub/diana-mendes-freire/36/a08/475
Joana Romão licenciou-se em Química Aplicada, ramo de Química Orgânica em 2009, tendo seguido para o Mestrado em Química Bioorgânica, que concluiu em 2011. Actualmente está em Enschede, na Holanda, na Universidade de Twente, a tirar um doutoramento em tecnologias fotocatalíticas de limpeza de água. Mais info: http://www.utwente.nl/tnw/pcs/people/PhD-Students/romao/
Ricardo Simões é licenciado em Química Aplicada, perfil de Química Orgânica pela FCT/UNL. Depois trabalhou na ADENE (agência para a energia), na YDreams e na Hovione, até sair de Portugal em 2008 para trabalhar na ECHA (Agência Química Europeia), na área da Química Regulatória, em Helsínquia na Finlândia.
Paulo Silva Curto estudou Engenharia Química na FCT/UNL. No decorrer da sua carreira dedicou-se muito às questões energéticas, tendo estado no London International Youth Forum em 1994 precisamente com essas preocupações. Foi co-fundador da Enerdinâmica, uma empresa dedicada a energias renováveis. Está desde 2010 em Angola na empresa petrolífera Nalco, onde é Director de Excelência Empresarial.
Carina Almeida licenciou-se em 2009 em Bioquímica na FCT/UNL, tendo depois concluído o Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina em 2011 Em 2009 fez parte da Organização da JorTec de Bioquímica. Actualmente é estudante de doutoramento no Imperial College London em Inglaterra, sob o tema: "Development of new nanoparticle-based biosensors for disease detection".
O Vasco Carvalho mergulhou de cabeça para a Dinamarca enquanto ainda fazia a licenciatura em Bioquímica. O salto foi de tal ordem que ainda hoje está implantado em Odense, na Universidade de Southern Denmark, onde está com sucesso a tirar o mestrado em Molecular Biosciences. O Vasco vai gravar um pequeno vídeo e, se estiveres presente, talvez cante um pouco para ti. Por isso dia 10 não faltes, porque nós…também não!
O Dr. Ricardo Caldeira licenciou-se em 2005 no curso de Química Aplicada/Biotecnologia. Desde logo emigrou, tendo trabalhado no Reino Unido, onde posteriormente se doutorou (na Heriot-Watt University) na área da Engenharia Química, em 2010. Desde então tem trabalhado na indústria farmacêutica, na Aesica Pharmaceuticals Ltd e actualmente na Novartis, onde é Gestor de Projecto.
A Dra. Dora Dias-Santagata licenciou-se em Química Aplicada/ Biotecnologia em 1995, tendo depois feito um Mestrado em Universidade Lusófona em Biologia do Desenvolvimento, em 2000. Doutorou-se em mecanismos de doença e terapia na Mount Sinai Medical School of New York University, em Nova Iorque. Fez estudos de pós-doutoramento na Harvard Medical School, em Boston. É desde 2011 professora assistente de Patologia na Harvard Medical School, assistente de Patologia Molecular no Masachusets General Hospital e co-directora do Laboratório de Investigação de Transferência.
O Dr. João Fernandes licenciou-se em 2003 em Engenharia Química, pela FCT/UNL. Em 2009 doutorou-se pela FCT/UNL em Optimização e Simulação de Processos Químicos, lidando com extracção através de fluidos supercríticos. Posteriormente trabalhou na Dinamarca, na Hampen Træforarbejdning A/S. Desde 2013 que está na NATEX Prozesstechnologie GesmbH, na Áustria, enquanto engenheiro de processos, onde desenvolve novos processos utilizando fluidos supercríticos.