Oradores

Dr. Sérgio  Almeida

Dr. Sérgio Almeida

"The chromatin landscape of a cancer cell"

Formou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, tendo dois pós doutoramentos em Ciências Biomédicas e Biologia Molecular, nas Universidades de Porto e Lisboa, respectivamente.

Actualmente é director da unidade SAlmeida do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa e Professor assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Dr. Pedro  Góis

Dr. Pedro Góis

"Unraveiling Boron Based Biologics"

     Nasceu em Lisboa em 1977. Formou-se em Química Aplicada pela FCTUNL onde em 2005 também concluiu o seu doutoramento em Química Orgânica. Em 2001 recebeu o Prémio de Mérito Escolar na FCTUNL. De Maio de 2005 a Maio de 2008 fez o seu pós doutoramento na Universidade de Sussex com o Professor F. Geoffrey N. Cloke FRS, na Universidade College de Londres com o Professor Stephen Caddick e no IST-UTL com o Professor Carlos Afonso.

Dr. José   J.G. Moura

Dr. José J.G. Moura

"Conta-me como foi..."

     Formou-se em Engenharia Química pelo IST, UTL, Lisboa em 1974 e tirou o seu doutoramento em Química pela FCT - Universidade Nova de Lisboa (UNL) em 1979. Ao longo da sua carreira profissional foi membro do NATO Programa-Supramolecular Química, 1992-1993 e em 2005 recebeu o Prémio Estímulo à Excelência pelo MCES. Tem mais de 340 artigos publicados (ISI Web of Knowledge) com um h-index of 50.

Dr. Jorge  Lampreia

Dr. Jorge Lampreia

"Conta-me como foi..."

     Formou-se em Engenharia Química pelo IST, IUL, Lisboa em 1978, tirou o seu mestrado em Biotecnologia pela FCT-UNL em 1981 e o doutoramento em Química Inorgânica também pela FCT-UNL em 1989. Desde 1989 é responsável pelas cadeiras de Análises Químicas, Química Analítica e Métodos de Separação pela FCT-UNL e exerce cargos como Presidente do Conselho Pedagógico da FCT, Membro do Conselho Executivo da FCT e é Subdirector para os Assuntos Pedagógicos da FCT.

Dr. Nuno  Maulide

Dr. Nuno Maulide

“Molecular Gymnastics: forging new chemical bonds in unexpected ways”

Nuno Maulide formou-se em Química no Instituto Superior Técnico em 2003. Em 2004 conclui o mestrado na Ècole Polytechnique onde recebeu a menção de Summa cum Laude (frase utilizada para representar um aluno que se graduou com a maior distinção, “Com a maior das Honras”), classificado em primeiro num total de trinta e dois alunos. Posteriormente, em 2007, doutorou-se na Universite catholique de Louvain. Ainda no mesmo ano, continuou com estudos pós-doutorais na Universidade de Stanford, no departamento de química até 2008.

Dra. Marta  Moita

Dra. Marta Moita

"You are not alone: Fear in the context of social interactions"

Dra. Marta Moita licenciou-se em Biologia pela Universidade de Lisboa, no ano de 1995. Entrou no programa de Doutoramento da Gulbenkian na área da Biologia e Medicina, no ano de 1996. A sua tese foi desenvolvida no laboratório do Prof. Joseph Ledoux, na universidade de New York. O título da sua tese foi " The role of hippocampal plasticity in fear conditioning". No ano de 2002, Dra. Marta Moita trabalhou no laboratório do Dr. Tony Zador’s como pós-doutorada. Desenvolveu estudos na área da discriminação auditiva. Desde 2004 que a Dra.

Dr. Miguel  Prudêncio

Dr. Miguel Prudêncio

"Investigação duma nova estratégia de vacinação contra a malária"

Miguel Prudêncio formou-se em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa no ano de 1993. Começou a sua carreira de investigação há cerca de 15 anos, em 1998, quando ingressou num doutoramento na área da "caracterização de metaloproteinas". Completou a sua tese de doutoramento na Universidade de East Anglia, Reino Unido, no ano 2000, seguido por um pós-doutoramento na mesma área. Este pós-doutoramento foi parcialmente financiado pela Associação Marie Curie. Neste período, deu fortes contribuições na caracterização de pr

Cristina  Rodrigues

Cristina Rodrigues

"Um químico com um trabalho de diplomata"

Cristina Rodrigues licenciou-se em Química Aplicada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1988. Desde então desenvolveu investigação no DTIQ-INETI, na área da Química Organometálica, aplicada à Química Orgânica, entre 1991 e 2000. Continuou no INETI até 2006 como técnica na área de Química. Esteve também durante períodos na Universidade Técnica de Berlim, e na Universidade Colónia. Chegou a ser professora do ensino secundário.

Dra. Goreti  Sales

Dra. Goreti Sales

"Rumo aos biossensores para a deteção do cancro"

Maria Goreti Ferreira Sales formou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1994. Posteriormente, em 2000, doutorou-se em Química Analítica pela mesma faculdade. Desde 2006 que é Professora Adjunta no Instituto Superior de Engenharia do Porto e é coordenadora da unidade de investigação “BioMark, Sensor Research”, no mesmo instituto.