Programa

16:00 - Abertura

     Biomatemática no CMA FCT

16:15 - Apresentação de Temas de Investigação

  • Prof.ª Dr.ª Isabel Natário, CMA FCT NOVA

Título: Modelação da dinâmica e estimação da abundância de peixes no mar

Resumo: Para uma pesca marítima sustentável é importante ter um bom conhecimento da dinâmica das espécies, da sua abundância e dos seus stocks. Para tal é preciso conhecer bem a biologia das espécies e encontrar formas expeditas de estimar as abundâncias, uma vez que não é possível percorrer de forma minuciosa todas as áreas onde os animais existem nem é possível levar a cabo amostragens bem planeadas, pelos elevados custos que comportam. Tipicamente os estudos mais comuns assentam em dados das pescas, com as restrições que necessariamente estão associadas - de se privilegiarem as áreas do mar que à partida os pescadores sabem ser mais fartas de peixes (amostragem preferencial). Nesta apresentação discorre-se sobre algumas das metodologias estatísticas que têm sido usadas para o objetivo da estimação da abundância e do conhecimento das dinâmicas populacionais e apresentam-se casos reais. 

  • Prof.ª Dr.ª Magda Rebelo, CMA FCT NOVA

Título: Métodos numéricos para a equação de difusão de ordem fracionária no tempo e suas aplicações à medicina

Resumo: O estudo da transferência de calor na pele é uma área de interesse para as ciências médicas, nomeadamento no  estudo do cancro da pele, tratamento de queimaduras, criação de pele artificial em laboratório, etc. Nesta apresentação pretende-se abordar uma equação de reação-difusão (ERD) com  derivada fracionária no tempo, a qual é uma generalização da equação de Pennes, para descrever a transferência de calor na pele. A equação é deduzida e serão aplicados métodos numéricos para aproximar a sua solução e comparados os resultados obtidos com esta nova abordagem e a abordagem cássica (ERD com derivada de ordem inteira no tempo). Este trabalho envolve a área de análise numérica bem como o contacto com o Cálculo Fracionário, que é uma área com grande desenvolvilmento nos últimos anos. 

  • Prof.ª Dr.ª Regina Bispo, CMA FCT NOVA

Título: O que têm em comum as colisões de aves/morcegos com torres eólicas, a resposta da sardinha ao aquecimento e à acidificação dos oceanos e a composição geo- e bioquímica do berbigão?

Resumo: Nesta apresentação pretende-se abordar a importância da Matemática, mais especificamente da Estatística, no domínio de aplicação das Ciências Biológicas. Em particular, são brevemente apresentados alguns contextos práticos de aplicações relacionados com a estimação da mortalidade em parques eólicos, modelação da resposta biológica da sardinha ao aquecimento e acidificação dos oceanos e discriminação do ecossistema origem do berbigão em função da sua “assinatura” geo- e bioquímica. No final da apresentação serão aflorados potenciais temas/questões de investigação em aberto visando sensibilizar alunos em fase final de ciclo de estudos para a crescente necessidade e importância das aplicações da matemática/estatística nas Ciências Biológicas, constituindo, por isso, esta área científica uma enorme fonte de novos problemas Matemáticos/Estatísticos.

  • Prof. Dr. Paulo Doutor, CMA FCT NOVA

Título: Equações Diferenciais e Teoria de Jogos na modelação da propagação de doenças contagiosas e nas escolhas dos indivíduos em relação aos meios de prevenção

Resumo: Serão apresentadas aplicações de equações diferenciais ordinárias ao estudo da propagação de doenças infecciosas numa população. As características dos programas de vacinação podem ser estudadas a partir destes modelos mas envolvem uma componente de decisão individual que é modelada com recurso a conceitos de teoria de jogos.

  • Prof. Dr. Jorge Orestes Cerdeira, CMA FCT NOVA

Título: A matemática na seleção de áreas prioritárias para a conservação e na estimação da distribuição de espécies

Resumo: A seleção de áreas prioritárias para a conservação e a estimação da distribuição de espécies são assuntos que contribuem de forma decisiva para o planeamento de ações com vista à conservação da biodiversidade. Vou falar um pouco sobre a matemática por detrás de cada um destes temas.

17:00 - Palestra: Biologia + matemática = biomatemática?

Prof. Dr. Fabio Chalub, CMA FCT NOVA

Resumo: As relações entre a biologia e a matemática, apesar de poucas, têm sido proveitosas. Vamos apresentar alguns exemplos particularmente importante, com impacto atual tanto na produção de conhecimento quando na qualidade de vida da população. Terminamos por discutir se está a ser criada uma nova área do conhecimento?

17:50 - Coffee-Break