Cursos/Projetos

Curso/Projeto 1 - Sala 1.3


Título: Para o transfinito e mais além...

ResponsáveisFátima Rodrigues  e Manuel Messias 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Vítor Canhão

Resumo: Sabias que na Matemática há infinitos com “tamanhos” diferentes? Poderíamos assim dizer que há infinitos mais infinitos que outros!? A teoria dos números transfinitos remonta a 1872 e é sobretudo uma criação do notável matemático russo Georg Cantor (1845-1918) um dos principais fundadores da Teoria dos Conjuntos. Neste breve curso pretendemos abordar os conceitos básicos da teoria dos conjuntos com especial ênfase na noção de cardinal infinito.

Inicio da página


Curso/Projeto 2 - Sala 1.4


Título: Vivemos num Mundo de Redes

ResponsáveisJoão Cabral Isabel Cabral 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Gonçalo Araújo

Resumo: As redes permitem analisar as interacções, muitas vezes complexas, presentes em diversos sistemas sociais, físicos e tecnológicos. Da Internet à ecologia, da medicina aos sistemas financeiros tudo pode ser melhor compreendido recorrendo a redes. Neste curso apresentamos alguns conceitos básicos desta teoria bem como alguns algoritmos. 

Inicio da página


Curso/Projeto 3 - Laboratório 2.6

Título: M4t3m4t1c4, 35p1õ3% e R41nh4% D3c4p1t4d4%

ResponsáveisCláudio Fernandes   e Elvira Coimbra 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Ricardo Teodoso

ResumoConseguiste decifrar o nome do Curso? Então estás apto a realizá-lo connosco. Vamos viajar juntos pela História da Criptografia e descobrir como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais. Nessa viagem vais aprender alguns dos principais Métodos e Algoritmos de Criptografia e a Matemática envolvida em cada um deles. Ficarás a saber a importância dos números primos nos processos de codificação modernos e no final terás aprendido muita Matemática, conseguirás fazer contas secretas e, com o resto do grupo, vais conseguir comunicar com um código e um programa só nosso!  4t3´ j4´!

Inicio da página


Curso/Projeto 4 - Centro de cálculo 

Título: A calculadora avariada

Responsáveis: Nuno F.M. Martins     e Diogo Pereira 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor:  Ana Luísa Marques

ResumoA calculadora MatNova 2018 só tem uma operação. Imagina que repetimos essa operação um número infinito de vezes. Será possível saber o resultado final ? Este processo infinito aparentemente simples esconde um resultado matemático profundo, utilizado em várias áreas da matemática. Neste curso vamos simular computacionalmente esta calculadora avariada e vamos desvendar a matemática que está por detrás deste processo. Como exemplos iremos encontrar o número de ouro escondido atrás de fracções contínuas e os misteriosos fractais de Newton.

Inicio da página


Curso/Projeto 5 - Laboratório 1.8

Título: Biologia + Matemática = quando o todo é maior do que a soma das partes

ResponsáveisPaula Patrício  e Paulo Doutor 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Rita Caneco

ResumoA aplicação de modelos matemáticos em biologia e medicina tem uma longa história. De um número escasso de exemplos até à primeira metade do século XX, a biologia matemática tornou-se uma área de estudo próspera, com milhares de investigadores ativos nos nossos dias. Os desafios conceituais e científicos da biologia têm enriquecido a matemática, levando ao pensamento inovador e ajudando a criar novos conceitos matemáticos. Por outro lado a matemática permite quantificar, sistematizar, encontrar relações e padrões nos fenómenos biológicos, permitindo elaborar novas teorias. 

Neste curso exploraremos alguns problemas matemáticos com origem na biologia

2018 é o Ano Internacional da Biologia Matemática (YEAR OF MATHEMATICAL BIOLOGY, YMB; http://euro-math-soc.eu/year-mathematical-biology-2018) descobre mais atividades sobre esta fascinante área!


Curso/Projeto 6 - Laboratório 2.5

Título: Introdução às redes neuronais/inteligência artificial usando a linguagem Python

ResponsáveisRui Rodrigues  e Paula Couto 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Beatriz Salvador

ResumoNos últimos 5 anos tem sido possivel, utilizando redes neuronais ("Deep Learning") , automatizar certas tarefas realizadas por humanos, nomeadamente reconhecimento de imagens e  de voz. Por vezes programas que têm como base as redes neuronais conseguem mesmo ultrapassar as prestações dos humanos: transcrição de voz para texto, jogar Go ou jogar xadrez...

Numa primeira parte do curso apresentaremos o modelo matemático que constituem as redes neuronais e o algoritmo utilizado para ajustar os parâmetros a um conjunto de dados. 

Na segunda parte exemplificaremos  a utilização das redes neuronais com alguns exemplos. Nesta fase utilizaremos a linguagem de programação Python para gerir os dados e aceder a programas que já têm uma implementação das redes neuronais. Iremos por isso fazer uma introdução rápida  a esta linguagem de programação. Não é necessário já conhecer a linguagem Python ou outra qualquer linguagem de programação, embora isso seja vantajoso. 


Curso/Projeto 7 - Laboratório 2.2

Título: Matemática Financeira

ResponsáveisPedro Mota  e Marta Mateus 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: Tânia Paulista

ResumoDiariamente são transacionados milhares de milhões de euros em ativos financeiros por todo o mundo. Quer sejam ações de empresas, quer sejam produtos financeiros complexos, a matemática é fundamental para perceber as dinâmicas que estão por trás dos seus preços. Neste projeto pretende-se que os alunos aprendam a determinar e reproduzir os preços de alguns desses ativos utilizando o conceito de não arbitragem e a famosa fórmula de Black-Scholes. 

Mesmo conhecendo a dinâmica dos preços dos ativos financeiros, as transações nos mercados financeiros envolvem sempre risco. Neste projeto os alunos irão também aprender quais são esses riscos e irão implementar alguns dos métodos da matemática que os permitem minimizar.

Inicio da página