Seminários

Seminário 1

Título: A inteligência da Matemática na Matemática da Inteligência Artificial

Orador: Paula Amaral 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Resumo: A Inteligência Artificial está na agenda social, política e científica e há boas razões para isso: Animais de companhia robots, automóveis sem condutor, casas inteligentes, meios de diagnóstico automático. Estas novas tecnologias representam mudanças sociais disruptivas, implicando profundas alterações no nosso modo de vida. Um estudo realizado em 2015 pelo Fórum Económico Mundial sobre a “Quarta Revolução Industrial” é um excelente “despertar de consciências”, dando mostras de um desenvolvimento muito acelerado em determinadas áreas desta dita revolução. Um dos pilares ou, dependendo das definições que se considerar, uma das principais aplicações da IA é a Aprendizagem Automática Machine Learning. Vamos ver o papel fundamental da Matemática, em particular da Optimização, nesta área do conhecimento. Vamos abordar problemas de classificação automática e assim contribuir para mostrar como a Matemática está presente em determinadas aplicações, métodos e técnicas para resolver problemas reais complexos. 


Seminário 2

Título: Matemática em mercados financeiros

Orador: Yuri Nunes 

(Departamento de Física, FCT NOVA)

Resumo: Actualmente os mercados possuem instrumentos financeiros complexos que exigem o conhecimento de técnicas quantitativas em Matemática para permitir a modelação da evolução de variáveis do mercado. A Matemática é assim essencial para o tratamento de séries financeiras, selecção de carteiras, atribuição de preços a produtos derivados e gestão do risco. Neste seminário vamos ver de forma rudimentar como a análise séries de preços permitem desenvolver uma estratégia financeira de investimento.


Seminário 3

Título: Visualização de Dados na era dos Dados e da Inteligência Artificial

Orador: João Pires 

(Departamento de Informática, FCT NOVA)

Resumo: Na era dos dados e da aprendizagem automática, afinal qual o papel da visualização de dados? Na realidade está presente e é essencial sempre que o Homem está presente, isto é seja para a descoberta de padrões nos dados, seja para perceber o que se está a passar ou apenas para comunicar informação e conhecimento. Em suma é necessário (quase) sempre que o Homem tem que tomar decisões com base nos dados. Vamos ver o papel da  visualização de dados no mundo actual, as suas principais preocupações e técnicas assim como alguns exemplo motivadores.


Seminário 4

Título: Avaliação dos stocks pesqueiros: os pescadores, os biólogos pesqueiros e a estatística - Raia curva (caso estudo)

Orador: Ivone Figueiredo 

(Investigadora no Instituto Português do Mar e Atmosfera)

Resumo: A raia curva, Raja undulata, é uma espécie de peixe da família Rajidae que vive em zonas arenosas junto à costa. Esta localização preferencial da espécie dificulta a avaliação do estado de exploração do stock utilizando os modelos de avaliação de stocks tradicionalmente utilizados. Estes modelos utilizam, em geral, as campanhas de investigação levadas a cabo pelo IPMA. Em alternativa para avaliar o estado de stock de R. undulata foi desenvolvido um programa de auto-amostragem. De acordo com este programa, os pescadores cujas embarcações têm uma licença especial para a captura da espécie, recolhem várias informações em cada um dos lances de pesca. Nesta apresentação far-se-á um resumo da estratégia para a análise dos dados recolhidos, bem como dos métodos estatísticos utilizados para a estimação da abundância da R. undulata na costa continental portuguesa.