Cursos/Projetos

Curso/Projeto 1

Título: Um breve olhar pela codificação

DocentesJoão Cabral e Isabel Cabral 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: 

ResumoNeste curso introduz-se o problema da codificação de mensagens em código binário e de forma a que seja possível detetar e/ou corrigir erros quando a mensagem é transmitida através de um canal com ruído. Apresentam-se conceitos básicos de Aritmética Modal e Matrizes e, posteriormente, estudam-se Códigos Binários Lineares, Distâncias de Hamming e Matrizes Padrão de Slepian.


Inicio da página


Curso/Projeto 2 - Laboratório 2.2

Título: Matemática Financeira

DocentesPedro Mota e Marta Mateus

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: 

ResumoDiariamente são transacionados milhares de milhões de euros em ativos financeiros por todo o mundo. Quer sejam ações de empresas, quer sejam produtos financeiros complexos, a matemática é fundamental para perceber as dinâmicas que estão por trás dos seus preços. Neste projeto pretende-se que os alunos aprendam a determinar e reproduzir os preços de alguns desses ativos utilizando o conceito de não arbitragem e a famosa fórmula de Black-Scholes.

Mesmo conhecendo a dinâmica dos preços dos ativos financeiros, as transações nos mercados financeiros envolvem sempre risco. Neste projeto os alunos irão também aprender quais são esses riscos e irão implementar alguns dos métodos da matemática que os permitem minimizar.

Inicio da página


Curso/Projeto 3  

Título: Estatística: perceber o mundo através dos dados

Docentes: Dora Gomes e Isabel Natário 

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor:  

ResumoA tecnologia permite hoje que a recolha de dados seja muito facilitada. Assim, é essencial o investimento na sua organização e interpretação, com objetivo de extrair mais e melhor informação dos dados, de perceber o mundo através destes!

Este curso pretende transmitir aspetos de formação de base em Estatística Descritiva para a tal entendimento. Cobre técnicas de exploração, visualização, resumo e análise de dados, no contexto de exemplos reais, usando um software estatístico apropriado para as análises.

Inicio da página


Curso/Projeto 4


Título: Relativo, meu caro Watson!

DocentesFernanda Cipriano e Phillippe Didier

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: 

ResumoHá mais de 100 anos Albert Einstein descobria a Relatividade. Mas o que é a Relatividade? Como é que essa descoberta alterou a nossa visão do mundo? O que é o espaço? O que é o tempo? Neste curso pretendemos introduzir as ferramentas matemáticas elementares necessárias para uma formulação rigorosa mas simples da Relatividade. Como o Einstein fez, a partir de experiências da mente, experiências imaginárias, vamos construir as fórmulas que descrevem, de forma muito surpreendente, a nossa realidade! 



Curso/Projeto 5 

Título: Topologia para iniciados: Teoremas do ponto fixo e aplicações

Docentes: Nuno Martins

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: 

ResumoOs teoremas do ponto fixo são resultados com aplicações em várias áreas da matemática. Neste curso iremos discutir dois destes teoremas e ver como se podem aplicar a assuntos aparentemente tão diferentes como fracções contínuas, o jogo "HEX"  e a resolução computacional de equações (com uma breve passagem pelos fractais de Newton). 



Curso/Projeto 6 

Título: Investigação Operacional: A ciência que permite fazer melhor

DocentesIsabel Correia e Lídia Lourenço

(Departamento de Matemática, FCT NOVA)

Monitor: 

ResumoCada vez mais há uma preocupação crescente das organizações em gerir de forma eficiente os seus recursos (materiais, humanos, financeiros, informação, etc) com vista, por exemplo, à maximização dos seus lucros. Muitos dos problemas que surgem neste contexto podem ser modelados matematicamente como problemas de Programação Linear. Nestes problemas pretende-se maximizar/minimizar uma função objetivo linear num determinado domínio. 

Contudo, em muitos problemas reais surge por vezes a necessidade de atingir vários objetivos simultaneamente. Será que numa empresa é possível não ultrapassar um determinado valor para os custos mantendo constante o nível de emprego? Será que é possível garantir determinados níveis de produtividade sem recorrer a contratações adicionais? As técnicas de Programação por Metas permitem dar resposta a este tipo de questões.  

Este projeto será dedicado à modelação de problemas em Programação Linear e Programação por Metas e à sua resolução recorrendo a software.