Seminários

Seminário 

Título: E5p1õ3% e M4t3m4t1c4 !

Orador: Cláudio Fernandes (Departamento de Matemática, FCT-NOVA)

Resumo: Vamos viajar juntos pela História da Criptografia e descobrir como o seu desenvolvimento foi fundamental no desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais. Nessa viagem vais aprender alguns dos principais Métodos e Algoritmos de Criptografia e a Matemática envolvida em cada um deles. 4t3´ j4´!


Seminário 

Título: A Matemática: o mistério das suas origens.

Orador: José Gomes (Departamento de Matemática, FCT-NOVA)

Resumo: Nesta apresentação falaremos da Matemática antes dos Elementos de Euclides, quando ainda se encontrava confundida com a filosofia e a ciência, e procuraremos reconhecer, no pensamento original dos filósofos gregos, os moldes das noções fundamentais da matemática e do pensamento científico contemporâneo.


Seminário 

Título: A matemática das redes neuronais.

Orador: Ludwig Krippahl (Departamento de Informática, FCT-NOVA)

Resumo: As redes neuronais artificiais são muito usadas para resolver problemas complexos como classificação de imagens, condução autónoma, tradução e geração de texto. Mas no fundo são composições de operações algébricas simples. Nesta apresentação vamos ver como esses elementos interagem para aprender a resolver problemas.


Seminário 

Título: Matemática 4.0

Orador: Paula Amaral (Departamento de Matemática, FCT-NOVA)

Resumo: A Matemática 4.0 foi o título dado a esta sessão para acompanhar os desenvolvimentos societais da revolução 4.0. Cidades inteligentes, internet das coisas, veículos autónomos, automação, são termos correntes hoje em dia para descrever como a Inteligência Artificial vai influenciar o futuro das cidades, das habitações, das viaturas, da agricultura, das fábricas, da medicina, entre muitos outros. Em todos estes novos contextos a Matemática está sempre presente e em particular, a Optimização, tem um papel preponderante em muitos processos de decisão complexos. Como decidir onde colocar serviços essenciais numa cidade? Como traçar o percurso de um drone? Na era do Big Data, da IOT, da Medicina de precisão, a classificação automática desempenha um papel fundamental. Precisamos de algoritmos que sejam capazes de classificar imagens, identificar avarias, reconhecer o padrão de uma doença… os exemplos são inumeráveis. Como construir algoritmos eficientes para classificação automática? Estes são alguns dos muitos problemas que a optimização trata e dos quais iremos falar.