CURSO/PROJETO 1
Título: Estatística: perceber o mundo pelos dados.
Docentes: Isabel Natário e Dora Gomes
Resumo: A tecnologia tem promovido a recolha sistemática e global de dados. A estatística organiza e interpreta estes dados, extraindo mais e melhor informação e transformando-a em conhecimento útil, efetivamente usando os dados para melhor compreender o mundo que nos rodeia!
Este curso aborda aspetos de formação base em Estatística Descritiva para a obtenção de um tal entendimento. Cobre técnicas de exploração, visualização, resumo e análise de dados, no contexto de exemplos reais, analisados na prática com a ajuda de um software estatístico apropriado para as análises.
CURSO/PROJETO 2
Título: Um breve olhar pela codificação.
Docentes: João Cabral e Philippe Didier
Resumo: Neste curso introduz-se o problema da codificação de mensagens em código binário e de forma a que seja possível detetar e/ou corrigir erros quando a mensagem é transmitida através de um canal com ruído. Apresentam-se conceitos básicos de Aritmética Modal e Matrizes e, posteriormente, estudam-se Códigos Binários Lineares, Distâncias de Hamming e Matrizes Padrão de Slepian.
CURSO/PROJETO 3
Título: Modelação em Biologia
Docentes: Paula Patrício
Monitor: Miguel Caramelo
Resumo: Quanto cresce uma população de bactérias? Como se propaga uma doença? Como variam populações em diferentes relações bióticas (predação, simbiose)? Neste curso iremos explorar como descrever fenómenos biológicos usando a matemática. Iremos usar equações diferencias para descrever estes sistemas, descobrir o que podemos aprender a partir desta formulação e implementa-la computacionalmente.
CURSO/PROJETO 4
Título: Matemática Financeira
Docentes: Marta Faias e Pedro Mota
Resumo: Diariamente são transacionados milhares de milhões de euros em ativos financeiros por todo o mundo. Quer sejam ações de empresas, quer sejam produtos financeiros complexos, a matemática é fundamental para perceber as dinâmicas que estão por trás dos seus preços. Neste projeto pretende-se que os alunos aprendam a determinar e reproduzir os preços de alguns desses ativos utilizando o conceito de não arbitragem e a famosa fórmula de Black-Scholes. Mesmo conhecendo a dinâmica dos preços dos ativos financeiros, as transações nos mercados financeiros envolvem sempre risco. Neste projeto os alunos irão também aprender quais são esses riscos e irão implementar alguns dos métodos da matemática que os permitem minimizar.
Monitores: Henrique Duarte, Marta Pimentel e Tiago Metelo