Eurodeputados querem reduzir uso de sacos de plástico

O Parlamento Europeu (PE) propôs hoje, em Estrasburgo, a redução do uso de sacos de plástico e que os plásticos mais perigosos sejam proibidos até 2020 na União Europeia (UE), em nome da protecção ambiental.

Os eurodeputados querem que sejam incluídos na legislação europeia "objectivos concretos e vinculativos" de recolha, triagem e reciclagem de vários fluxos de resíduos de plástico, lembrando que em 2010, foram introduzidos na UE 95,5 mil milhões de sacos de plástico, na sua maioria descartáveis

O PE defende que a utilização de sacos de plástico descartáveis seja radicalmente reduzida e, se possível, gradualmente eliminada e que os plásticos mais perigosos - incluindo os que contêm metais pesados -sejam proibidos antes de 2020, de modo a lançar um mercado para produtos reciclados.

O PE traçou ainda o objectivo de reduzir o lixo marinho, propondo que a UE lidere uma iniciativa global para controlar e reduzir significativamente este tipo de poluição.

De acordo com o relatório, estima-se que haja cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos de plástico a flutuar no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico.

Os eurodeputados incentivam acções comunitárias de limpeza, por exemplo, de praias, como contributo simbólico para a contenção da poluição causada pelos resíduos de plástico.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=96860

Comments

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.