Oradores

Ana Pires, FCT-UNL

Doutorada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e com pós-graduação em Gestão Integrada e Valorização de Resíduos - Ramo Ecomateriais, é investigadora no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT/UNL desde 2004. Desenvolve projectos de investigação na área de gestão de resíduos aplicando ferramentas de análise de sistemas: análise de ciclo de vida, análise de fluxos de massas, análise multi-critério.

Carlos Alberto T. Alves, Engenheiro Mecânico

Formação em Engenharia Mecânica, curso de Direcção de Empresas, pela AESE, 25 anos de dedicação ao estudo e à prática da Gestão de Resíduos e de Estratégias de Desenvolvimento Empresarial, actuando na condição de formador, conferencista, consultor interno e coordenador no desenvolvimento, projecto, planificação e montagem de unidades de fabricação de embalagens e componentes metálicas; de unidades de fabricação de colas sintéticas para papel; de uma unidade com uma solução integrada para a gestão de embalagens e resíduos de embalagem industrial; responsável pela ideia de negócio, de uma unidade de recuperação de solventes e resíduos de tintas e afins; de uma unidade de reciclagem, recuperação e fabrico de produtos a partir de plásticos mistos reciclados e, colaborador da revista Tecnometal da AIMMAP.

Filomena Lobo, Diretora do Departamento de Engenharia – Resíduos da ERSAR

Licenciada em Engenharia Química. Desde Janeiro de 2008, exerce o cargo de Diretora do Departamento de Engenharia – Resíduos da ERSAR, sendo responsável pela valência de engenharia associada aos serviços de resíduos na regulação estrutural do setor, através da promoção da monitorização das estratégias nacionais e na elaboração de propostas de nova legislação e regulamentação, na regulação comportamental das entidades gestoras, coordenando o processo de avaliação da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras de resíduos e colaborando na monitorização legal e contratual dessas entidades ao longo do seu ciclo de vida, e na realização de actividades regulatórias complementares e na regulação económica, através de apoio técnico às entidades gestoras e à elaboração e divulgação de informação ao público por parte da ERSAR.

João Vaz, consultor especializado em gestão de resíduos urbanos na empresa ECOGESTUS, Resíduos Estudos e Soluções Lda. Licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Coimbra, com vários cursos de especialização e formação avançada em gestão de resíduos. Membro das associações profissionais do setor, ISWA, INFA-ISFM e.v. , APEA e ainda da Ordem dos Engenheiros.


Iniciou a sua atividade profissional em 1998, ao serviço da consultora INFA GmbH, empresa especializada em apoio técnico à gestão de resíduos em Ahlen, Alemanha. 
Ao serviços da empresa INFA efetuou vários estudos sobre o sistema alemão de gestão de embalagens, o DSD. Trabalhou também em vários estudos de caraterização de resíduos de embalagens e indiferenciados.
Desde 2010 que apoia a entidade gestora de embalagens de resíduos de medicamentos, a VALORMED.

Adicionalmente, desempenhou várias funções, participando coordenando vários projetos nacionais e internacionais (São Tomé e Príncipe), destacando-se a co-autoria do Plano Nacional de Resíduos de São Tomé e Principe e o suporte técnico para a aplicação de uma Taxa de Impacto Ambiental às embalagens, e outros produtos, importados por São Tomé.

Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), desde Novembro de 2005, Administrador Executivo da MOR Online, SA, desde Outubro de 2010 e Presidente da PRO EUROPE, desde Abril de 2011. É Licenciado em Economia (1982 - 1988) pela Universidade Católica Portuguesa e possui um MBA em Gestão com especialização em Marketing (1993 - 1995), pela mesma Universidade, Foi durante 16 anos (1993 - 2009) Diretor Comercial no grupo Portucel Soporcel.

Luísa Schmidt, socióloga investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, dedica-se actualmente a duas áreas de investigação principais: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou.

cv_luisa_schmidt.pdf

Mafalda Mota,CA3-UNINOVA

Mestre em Engenharia do Ambiente, relatório sobre gestão de RCD e respectiva estratégia para o cumprimento da meta de 2020. Pós-graduada em Engenharia Sanitária. Licenciada em Engenharia do Ambiente, ramo ambiente (5anos).
12 anos de experiência em investigação e consultoria sobre a gestão de resíduos e gestão de águas, licenciamento industrial; licenciamento ambiental; licenciamento de operações de gestão de resíduos; planos de gestão de resíduos.
Participação em diversos seminários como oradora.
Formadora na área de ambiente, educação e sensibilização ambiental.

http://www.linkedin.com/pub/mafalda-mota/12/232/78a

Mathieu Hestin, consultor BIO Intelligence Service

Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente

Trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Desde 2002 vem desempenhando funções de serviço público, sendo desde Fevereiro de 2012 Presidente da APA, I.P.

cv_nuno_lacasta.pdf

Nuno Videira, FCT - UNL

Doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Tem um mestrado em Dinâmica de Sistemas pela Universidade de Bergen e é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente colaborando na leccionação de disciplinas nas áreas da economia ambiental e gestão do ambiente. Desenvolve investigação nas áreas da modelação participada em dinâmica de sistemas, gestão do ambiente e economia ecológica, privilegiando uma abordagem sistémica e participada no desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas de apoio à tomada de decisão em ambiente.

Paulo Partidário, LNEG

Doutorado pela TUDelft (NL) no domínio da dinâmica tecnológica e inovação para a Sustentabilidade, é investigador principal no LNEG e tem como principais interesses em I&D+I:

1. Desenvolver processos e produtos mais sustentáveis;

2. Gerir os impactes ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida de produtos e materiais;

3. Reduzir resíduos por via preventiva, e dinamizar a eficiência de recursos/ matérias primas.

Coordena actualmente uma unidade de investigação em “Produção-Consumo Sustentável”, e é professor convidado no IADE – Mestrado em Design de Produção.

cv_paulo_partidario.pdf

Paulo Ribeiro, Doutor em Engenharia do Ambiente

Dez anos de experiência na elaboração e coordenação de projectos de consultoria ambiental. Em particular, tem trabalhado especialmente na concepção, implementação, desenvolvimento e optimização de vários sistemas de gestão de resíduos no contexto da aplicação da responsabilidade alargada do produtor, em estudos tecnológicos para unidades de gestão de resíduos, em avaliações de ciclo de vida de produtos e serviços nos mais variados âmbitos, sendo co-autor de um livro sobre ACV, em avaliações de impacte ambiental de planos e projectos e em projectos relacionados com a construção sustentável.

Rita Freitas Ferreira, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia para Assuntos Ambientais

 

Especialista em 7º Programa de Ação para o Ambiente, Resíduos e Convenção de Basileia, Proteção do Solo, Ambiente e Saúde, Emissões industriais (PCIP), Diretiva Seveso, Gestão sustentável dos Recursos, Químicos, Mercúrio, Metais pesados, PIC.

Rita Ribeiro, Coordenadora do CA3 - Uninova

Ph.D., University of Bristol, "Support Logic Programming Applied to Decision Support Systems", U. K., 1993; M.Sc., Information Systems Technology, George Washington University, Washington D.C., USA, 1988; Licenciatura (5 year degree), Management and Business Administration, Instituto Superior de Economia, Portugal, 1981

Rui Cunha Marques, IST

Licenciado em Engenharia Civil (IST), pós-graduado, mestre, doutorado e agregado, possui formação em diversas áreas (engenharia, direito e economia). É Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador do CEG-IST da Universidade Técnica de Lisboa e investigador sénior do Public Utility Research Center (PURC) da Universidade da Florida nos Estados Unidos da América e do Central of Local Government da Universidade da Nova Inglaterra na Austrália. As suas áreas de especialização incluem a regulação de serviços públicos, a avaliação de desempenho, gestão de projetos, contratação pública de serviços de infraestruturas. É autor de mais de 300 publicações científicas em diversos países, incluindo 7 livros. Produziu mais de 350 relatórios técnicos sobre diversos estudos e projetos de infraestruturas. Tem coordenado diversos projetos europeus de investigação e participado em projetos com universidade americanas e australianas. Tem sido consultor de diversas entidades, tanto públicas como privadas, em Portugal e no estrangeiro, em países como a Albânia, Austrália, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, França, Marrocos, Moçambique, Espanha, Reino Unido e EUA. Tem colaborado com o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento e a União Europeia em diversos estudos e projetos.

Rui Frade, Licenciado em Engenharia Química e Administrador Executivo da Sumol+Compal

Sandra Castro, Diretora Geral da Extruplás

Mestrado em Estatística e Gestão de Informação; Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional

cv_sandracastro.pdf

Sérgio Bastos, Conselho da Administração da Valorsul

Licenciado em Engenharia do Ambiente, Ramo Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente tirou uma Pós-Graduação em Reabilitação Urbana e Requalificação Ambiental pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Iniciou a sua carreira profissional no LNETI, em 1991, onde desempenhou funções técnicas em estudos ambientais.

Entre 1994 e 2000 integrou os quadros da COBA - Consultores para Obras, Barragens e Planeamento, SA, desempenhando funções de chefe de projeto. Entre 2000 e 2002 integrou o gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, participando em diversos grupos de coordenação ou de trabalho, nacionais ou comunitários, com particular destaque para as matérias da sustentabilidade ambiental. Em 2002 retorna à COBA, ocupando as anteriores funções até fevereiro de 2005, data em que ingressa na WS ATkins, SA, sendo responsável pela estratégia para o desenvolvimento de novos mercados.

Entre outubro de 2005 e outubro de 2009 integrou o gabinete do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, onde desempenhou funções ao nível de gestão administrativa, estratégica e técnica de diversos processos na área da gestão de resíduos, como a revisão do Regime Jurídico dos Resíduos, o acompanhamento do processo dos CIRVER, entre outros.

Em 2009 ingressou na Empresa Geral do Fomento (EGF) como Assessor na área de Desenvolvimento de Negócios. Desde 20 de julho de 2010 é Administrador Executivo da Valorsul, em representação da EGF.

Susana Valente, Investigadora, Socióloga


Doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desenvolveu a tese "O Lixo no Quotidiano - Hábitos Privados, Públicas Virtudes". Pertence à equipa que fundou o OBSERVA, em 1996, tendo participado em diversos projectos que articulam Ambiente e Sociedade.

Oradores

Ana Pires, FCT-UNL

Doutorada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e com pós-graduação em Gestão Integrada e Valorização de Resíduos - Ramo Ecomateriais, é investigadora no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT/UNL desde 2004. Desenvolve projectos de investigação na área de gestão de resíduos aplicando ferramentas de análise de sistemas: análise de ciclo de vida, análise de fluxos de massas, análise multi-critério.

Carlos Alberto T. Alves, Engenheiro Mecânico

Formação em Engenharia Mecânica, curso de Direcção de Empresas, pela AESE, 25 anos de dedicação ao estudo e à prática da Gestão de Resíduos e de Estratégias de Desenvolvimento Empresarial, actuando na condição de formador, conferencista, consultor interno e coordenador no desenvolvimento, projecto, planificação e montagem de unidades de fabricação de embalagens e componentes metálicas; de unidades de fabricação de colas sintéticas para papel; de uma unidade com uma solução integrada para a gestão de embalagens e resíduos de embalagem industrial; responsável pela ideia de negócio, de uma unidade de recuperação de solventes e resíduos de tintas e afins; de uma unidade de reciclagem, recuperação e fabrico de produtos a partir de plásticos mistos reciclados e, colaborador da revista Tecnometal da AIMMAP.

Filomena Lobo, Diretora do Departamento de Engenharia – Resíduos da ERSAR

Licenciada em Engenharia Química. Desde Janeiro de 2008, exerce o cargo de Diretora do Departamento de Engenharia – Resíduos da ERSAR, sendo responsável pela valência de engenharia associada aos serviços de resíduos na regulação estrutural do setor, através da promoção da monitorização das estratégias nacionais e na elaboração de propostas de nova legislação e regulamentação, na regulação comportamental das entidades gestoras, coordenando o processo de avaliação da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras de resíduos e colaborando na monitorização legal e contratual dessas entidades ao longo do seu ciclo de vida, e na realização de actividades regulatórias complementares e na regulação económica, através de apoio técnico às entidades gestoras e à elaboração e divulgação de informação ao público por parte da ERSAR.

João Vaz, consultor especializado em gestão de resíduos urbanos na empresa ECOGESTUS, Resíduos Estudos e Soluções Lda. Licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Coimbra, com vários cursos de especialização e formação avançada em gestão de resíduos. Membro das associações profissionais do setor, ISWA, INFA-ISFM e.v. , APEA e ainda da Ordem dos Engenheiros.


Iniciou a sua atividade profissional em 1998, ao serviço da consultora INFA GmbH, empresa especializada em apoio técnico à gestão de resíduos em Ahlen, Alemanha. 
Ao serviços da empresa INFA efetuou vários estudos sobre o sistema alemão de gestão de embalagens, o DSD. Trabalhou também em vários estudos de caraterização de resíduos de embalagens e indiferenciados.
Desde 2010 que apoia a entidade gestora de embalagens de resíduos de medicamentos, a VALORMED.

Adicionalmente, desempenhou várias funções, participando coordenando vários projetos nacionais e internacionais (São Tomé e Príncipe), destacando-se a co-autoria do Plano Nacional de Resíduos de São Tomé e Principe e o suporte técnico para a aplicação de uma Taxa de Impacto Ambiental às embalagens, e outros produtos, importados por São Tomé.

Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), desde Novembro de 2005, Administrador Executivo da MOR Online, SA, desde Outubro de 2010 e Presidente da PRO EUROPE, desde Abril de 2011. É Licenciado em Economia (1982 - 1988) pela Universidade Católica Portuguesa e possui um MBA em Gestão com especialização em Marketing (1993 - 1995), pela mesma Universidade, Foi durante 16 anos (1993 - 2009) Diretor Comercial no grupo Portucel Soporcel.

Luísa Schmidt, socióloga investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, dedica-se actualmente a duas áreas de investigação principais: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou.

cv_luisa_schmidt.pdf

Mafalda Mota,CA3-UNINOVA

Mestre em Engenharia do Ambiente, relatório sobre gestão de RCD e respectiva estratégia para o cumprimento da meta de 2020. Pós-graduada em Engenharia Sanitária. Licenciada em Engenharia do Ambiente, ramo ambiente (5anos).
12 anos de experiência em investigação e consultoria sobre a gestão de resíduos e gestão de águas, licenciamento industrial; licenciamento ambiental; licenciamento de operações de gestão de resíduos; planos de gestão de resíduos.
Participação em diversos seminários como oradora.
Formadora na área de ambiente, educação e sensibilização ambiental.

http://www.linkedin.com/pub/mafalda-mota/12/232/78a

Mathieu Hestin, consultor BIO Intelligence Service

Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente

Trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Desde 2002 vem desempenhando funções de serviço público, sendo desde Fevereiro de 2012 Presidente da APA, I.P.

cv_nuno_lacasta.pdf

Nuno Videira, FCT - UNL

Doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Tem um mestrado em Dinâmica de Sistemas pela Universidade de Bergen e é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente colaborando na leccionação de disciplinas nas áreas da economia ambiental e gestão do ambiente. Desenvolve investigação nas áreas da modelação participada em dinâmica de sistemas, gestão do ambiente e economia ecológica, privilegiando uma abordagem sistémica e participada no desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas de apoio à tomada de decisão em ambiente.

Paulo Partidário, LNEG

Doutorado pela TUDelft (NL) no domínio da dinâmica tecnológica e inovação para a Sustentabilidade, é investigador principal no LNEG e tem como principais interesses em I&D+I:

1. Desenvolver processos e produtos mais sustentáveis;

2. Gerir os impactes ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida de produtos e materiais;

3. Reduzir resíduos por via preventiva, e dinamizar a eficiência de recursos/ matérias primas.

Coordena actualmente uma unidade de investigação em “Produção-Consumo Sustentável”, e é professor convidado no IADE – Mestrado em Design de Produção.

cv_paulo_partidario.pdf

Paulo Ribeiro, Doutor em Engenharia do Ambiente

Dez anos de experiência na elaboração e coordenação de projectos de consultoria ambiental. Em particular, tem trabalhado especialmente na concepção, implementação, desenvolvimento e optimização de vários sistemas de gestão de resíduos no contexto da aplicação da responsabilidade alargada do produtor, em estudos tecnológicos para unidades de gestão de resíduos, em avaliações de ciclo de vida de produtos e serviços nos mais variados âmbitos, sendo co-autor de um livro sobre ACV, em avaliações de impacte ambiental de planos e projectos e em projectos relacionados com a construção sustentável.

Rita Freitas Ferreira, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia para Assuntos Ambientais

 

Especialista em 7º Programa de Ação para o Ambiente, Resíduos e Convenção de Basileia, Proteção do Solo, Ambiente e Saúde, Emissões industriais (PCIP), Diretiva Seveso, Gestão sustentável dos Recursos, Químicos, Mercúrio, Metais pesados, PIC.

Rita Ribeiro, Coordenadora do CA3 - Uninova

Ph.D., University of Bristol, "Support Logic Programming Applied to Decision Support Systems", U. K., 1993; M.Sc., Information Systems Technology, George Washington University, Washington D.C., USA, 1988; Licenciatura (5 year degree), Management and Business Administration, Instituto Superior de Economia, Portugal, 1981

Rui Cunha Marques, IST

Licenciado em Engenharia Civil (IST), pós-graduado, mestre, doutorado e agregado, possui formação em diversas áreas (engenharia, direito e economia). É Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador do CEG-IST da Universidade Técnica de Lisboa e investigador sénior do Public Utility Research Center (PURC) da Universidade da Florida nos Estados Unidos da América e do Central of Local Government da Universidade da Nova Inglaterra na Austrália. As suas áreas de especialização incluem a regulação de serviços públicos, a avaliação de desempenho, gestão de projetos, contratação pública de serviços de infraestruturas. É autor de mais de 300 publicações científicas em diversos países, incluindo 7 livros. Produziu mais de 350 relatórios técnicos sobre diversos estudos e projetos de infraestruturas. Tem coordenado diversos projetos europeus de investigação e participado em projetos com universidade americanas e australianas. Tem sido consultor de diversas entidades, tanto públicas como privadas, em Portugal e no estrangeiro, em países como a Albânia, Austrália, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, França, Marrocos, Moçambique, Espanha, Reino Unido e EUA. Tem colaborado com o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento e a União Europeia em diversos estudos e projetos.

Rui Frade, Licenciado em Engenharia Química e Administrador Executivo da Sumol+Compal

Sandra Castro, Diretora Geral da Extruplás

Mestrado em Estatística e Gestão de Informação; Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional

cv_sandracastro.pdf

Sérgio Bastos, Conselho da Administração da Valorsul

Licenciado em Engenharia do Ambiente, Ramo Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente tirou uma Pós-Graduação em Reabilitação Urbana e Requalificação Ambiental pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Iniciou a sua carreira profissional no LNETI, em 1991, onde desempenhou funções técnicas em estudos ambientais.

Entre 1994 e 2000 integrou os quadros da COBA - Consultores para Obras, Barragens e Planeamento, SA, desempenhando funções de chefe de projeto. Entre 2000 e 2002 integrou o gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, participando em diversos grupos de coordenação ou de trabalho, nacionais ou comunitários, com particular destaque para as matérias da sustentabilidade ambiental. Em 2002 retorna à COBA, ocupando as anteriores funções até fevereiro de 2005, data em que ingressa na WS ATkins, SA, sendo responsável pela estratégia para o desenvolvimento de novos mercados.

Entre outubro de 2005 e outubro de 2009 integrou o gabinete do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, onde desempenhou funções ao nível de gestão administrativa, estratégica e técnica de diversos processos na área da gestão de resíduos, como a revisão do Regime Jurídico dos Resíduos, o acompanhamento do processo dos CIRVER, entre outros.

Em 2009 ingressou na Empresa Geral do Fomento (EGF) como Assessor na área de Desenvolvimento de Negócios. Desde 20 de julho de 2010 é Administrador Executivo da Valorsul, em representação da EGF.

Susana Valente, Investigadora, Socióloga


Doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desenvolveu a tese "O Lixo no Quotidiano - Hábitos Privados, Públicas Virtudes". Pertence à equipa que fundou o OBSERVA, em 1996, tendo participado em diversos projectos que articulam Ambiente e Sociedade.