Portugal: reciclagem de resíduos urbanos de embalagem cresce 7% em 2013

Em 2013, a reciclagem de resíduos de embalagens domésticas, do pequeno comércio e HORECA cresceu 7% – ou seja, apesar da redução de consumo resultante da actual conjuntura económica, os portugueses mantêm o compromisso com a separação e reciclagem dos seus resíduos de embalagens.

A Sociedade Ponto Verde (SPV), encaminhou para reciclagem, no ano passado, mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, materiais recolhidos na sua maioria de forma selectiva através dos ecopontos e sistemas porta-a-porta.

“Portugal pode, mais uma vez, orgulhar-se dos resultados obtidos. Ano após ano, desde o início do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), em 1996, que a evolução tem sido muito positiva. A maturidade e os resultados alcançados impõem-nos maior responsabilidade, pelo que continuamos firmemente comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade de reciclagem contribuindo assim para a Economia Verde”, salientou em comunicado Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.

No fluxo urbano – origem doméstica e pequeno comércio e HORECA – o plástico e o metal destacaram-se com um crescimento de 27%, tendo o papel/cartão aumentado 10%. Em relação ao vidro registou-se um ligeiro decréscimo (-2%).

No acumulado do fluxo urbano e não urbano foram encaminhadas para reciclagem mais de 693 mil toneladas de resíduos, um crescimento de 7% em relação a 2012.

Comments

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.