Almada Negreiros: o caminho para a abstracção

Orador: Simão Palmeirim, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)

Resumo da palestra: Nesta palestra apresentamos uma abordagem historiográfica ao percurso de Almada Negreiros como artista plástico, com particular foco nos momentos-chave que marcaram a sua progressiva tendência para o abstraccionismo geométrico. Procuraremos responder, com exemplos visuais, a questões como ‘porque se interessou o autor pela geometria’, ‘como se manifestou esse interesse na sua produção artística’ ou ‘de que forma teorizou sobre a importância da geometria para a arte numa perspectiva global’. Finalmente, veremos como o próprio ilustra este percurso em duas obras em particular: a tapeçaria O Número e o painel Começar.

CV do orador: Simão Palmeirim Costa (n. 1984), finaliza em 2007 a licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes, UL e em 2009 o mestrado em Fine Arts pela Byam Shaw School of Arts, CSM, em Londres. Em 2016 defende a tese de Doutoramento em Ciências da Arte como membro do CIEBA, da FBAUL, com bolsa da FCT, sobre a geometria na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI. Colabora desde 2012 no projecto Modernismo Online: arquivo virtual da geração Orfeu, onde está neste momento como bolseiro FCT pela FCSH/Nova. Tem diversas publicações e palestras sobre a obra geométrica de Almada Negreiros, das quais se destacam o Livro de Problemas de Almada Negreiros, com Pedro J. Freitas (FCUL) publicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2016.