A ideia de pintura na geometria de Almada Negreiros

Orador: Mariana Pinto dos Santos, Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH UNL)

Resumo da palestra: A partir dos trabalhos de Almada Negreiros dos seus últimos anos, altura em que se focou em pesquisas geométricas por muitos consideradas herméticas e inacessíveis a um público leigo, e altura em que aprofundou os seus estudos sobre os painéis de S. Vicente, proponho relacionar e contrastar esses seus trabalhos com outros momentos da sua vida artística, desde o início do século, procurando reflectir sobre a ideia de pintura que se vai desenvolvendo até chegar às suas obras abstractas.

CV do orador: Mariana Pinto dos Santos, historiadora da arte, doutorada em História e Teoria pela Facultat de Belles Arts, Universitat de Barcelona e investigadora integrada do Instituto de História da Arte, FCSH-UNL. É autora do livro Vanguarda & Outras Loas — Percurso Teórico de Ernesto de Sousa, Lisboa: Assírio & Alvim (2007), bem como de diversos estudos em catálogos e ensaios publicados em revistas, sobre história da arte contemporânea, modernidade e modernismo, teoria e historiografia da arte. É co-editora da Obra Literária de Almada Negreiros (Assírio & Alvim), da revista Intervalo (Pianola/Vendaval) e da chancela Pianola. É curadora da exposição de José de Almada Negreiros na Fundação Calouste Gulbenkian (Fevereiro-Junho 2017).