Visita Guiada ao painel Começar

Oradores: Pedro J. Freitas, Departamento de História e Filosofia das Ciências (DHFC) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)

Simão Palmeirim, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)

Resumo da palestra: Nas palavras do próprio Almada, o painel Começar é o resumo final de décadas de estudos geométricos intensos e solitários. Dezenas de desenhos, feitos em busca dos elementos e das relações geométricas mais significativas, foram concentrados finalmente neste mural. Esta palestra põe em evidência as descobertas geométricas do autor e a sua relação com obras de arte históricas, como uma figura de Leonardo da Vinci ou um segredo de construtores de catedrais medievais, denominado “ponto da Bauhütte”, todas inspiradas por um cânone que Almada se propôs encontrar e revelar.

CV dos oradores: Pedro J. Freitas é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Matemática, em 1999, na University of Illinois at Chicago. Para além de trabalho de regência de cadeiras e investigação em matemática, fundamentalmente em áreas de álgebra, dedica-se também a assuntos de divulgação, história e matemática recreativa. Simão Palmeirim Costa (n. 1984), finaliza em 2007 a licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes, UL e em 2009 o mestrado em Fine Arts pela Byam Shaw School of Arts, CSM, em Londres. Em 2016 defende a tese de Doutoramento em Ciências da Arte como membro do CIEBA, da FBAUL, com bolsa da FCT, sobre a geometria na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI. Colabora desde 2012 no projecto Modernismo Online: arquivo virtual da geração Orfeu, onde está neste momento como bolseiro FCT pela FCSH/Nova. Tem diversas publicações e palestras sobre a obra geométrica de Almada Negreiros, das quais se destacam o Livro de Problemas de Almada Negreiros, com Pedro J. Freitas (FCUL) publicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2016.